terça-feira, 1 de março de 2016

Déda Presente


Publicado originalmente no site do Jornal do Dia, em 26/02/2016.

Déda Presente
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Quem conheceu o governador Marcelo Déda de perto - não a expressão maior de um projeto político e partidário, mas o homem de carne e osso -, garante que se tratava de um humanista. Pois as duas faces da moeda servem de motivo à mostra fotográfica 'Déda Presente'. Além do homem público, a maior liderança política do nosso tempo, um sergipano completamente à vontade entre os seus.

Não é a primeira vez que o trabalho da fotógrafa Janaína Santos provoca a memória da aldeia sob tal pretexto. Nem por isso o registro é menos revelador. As imagens capturadas durante as campanhas eleitorais e o exercício dos dois mandatos como governador de Sergipe não são produto de encenação, mas uma manifestação de carinho e empatia genuína.

Em oportunidade anterior, a fotógrafa explicou a razão de trazer as imagens a público. Janaína não se dá ao trabalho de negar a mitologia criada em torno da figura de Marcelo Déda. Para ela, no entanto, importa sublinhar o carinho e a cumplicidade evidentes no corpo a corpo com o povo.

"Marcelo Déda colheu sorrisos e milhares deles estavam arquivados desde a época em que tive a honra de acompanhá-lo, mas eles não poderiam ficar guardados. Essa exposição é uma forma de agradecê-lo pela experiência profissional adquirida enquanto o assessorei, algo que dignificou e deu visibilidade ao meu trabalho. Espero que o público goste das fotografias, que elas conduzam ao sorriso por meio das boas lembranças ou através da alegria dele ao receber o carinho da sua gente".

A mostra - A exposição fotográfica com imagens de Janaina Santos e do próprio ex-governador, inaugura a Sexta Cultural do Tribunal de Contas de Sergipe neste ano. O evento acontece a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Ministro Carlos Ayres Britto, no hall de entrada da Corte de Contas. Será relançado o catálogo da exposição, inaugurada há um ano no Museu da Gente Sergipana.

"Déda, artífice da palavra, estilista no trato com a administração pública e regente singular do Estado, era possuidor de grande sensibilidade para as artes, especialmente para a poesia, para o cinema e para a fotografia. Se compreendia os desígnios da política, se sabia tão bem operar no terreno da história, também sabia se colocar como protagonista e personagem dos que buscaram a sua imagem para contar a aventura do seu tempo. Mas na arte fotográfica sabia se colocar tanto à frente quanto atrás das câmeras. Gostava de ser fotografado e também de fotografar", diz o presidente Clóvis Barbosa, na abertura da nova edição do catálogo.

O poeta Wilton Santos de Jesus, da Academia Estanciana de Letras, vai interpretar o poema "O Lobo", uma homenagem de Marcelo Déda ao jornalista Cleomar Brandi. A manhã será animada pela apresentação musical do cantor e compositor Paulo Lobo.

A Sexta Cultural contará ainda com o lançamento das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Manoel Cabral Machado (in memorian) e José Amado Nascimento, conselheiros fundadores do TCE/SE.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário