sexta-feira, 25 de março de 2016

Exposição sobre Inácio Barbosa segue no Mirante

O tema é em homenagem ao fundador de Aracaju, Inácio Barbosa.
Crédito - ascom Funcaju.

Infonet > Cultura > Noticias > 23/03/2016.

Exposição sobre Inácio Barbosa segue no Mirante.

O tema é em homenagem ao fundador de Aracaju.

O Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) lançou no dia 16, a exposição "Inácio Barbosa: o fundador de Aracaju, fragmentos de sua trajetória" que relata a história da vida pessoal e pública de Inácio Barbosa.

A coordenadora da unidade, Christine Hillmann, contou que a ideia é mostrar aos visitantes quem foi o fundador da capital sergipana, evidenciando, não somente detalhes da sua história, mas os motivos para a mudança da capital. "Conhecer um pouco mais sobre Inácio Barbosa é conhecer onde tudo começou. A mostra serve, não só para contar nossa história para turistas, mas também para os próprios sergipanos que às vezes desconhecem a história de Aracaju", explicou.

O público pode conferir, através de fotos, textos e artigos de jornais, a trajetória de Inácio Barbosa que foi marcada por uma gestão conciliadora, unindo políticos sergipanos em torno dos seus projetos de modernização e progresso da Província.

A mudança

Um dos grandes feitos de Inácio foi a criação da cidade de Aracaju, que nasceu através da transferência da capital de São Cristovão para o povoado chamado de Santo Antônio do Aracaju. A mudança eternizou a memória do gestor marcando seu nome na história do estado.

Ainda quem visitar o Mirante, encontrará também a exposição "Passeio por Aracaju". A mostra reúne 15 retratos da cidade, feitos à mão pelo artista francês Maxx Bally. Três pinturas falam sobre a cidade de São Cristóvão com intuito de compor também a história da fundação de Aracaju, os demais trabalhos mostram a capital sergipana.

A exposição faz parte da programação alusiva em comemoração ao aniversário de 161 anos da capital e segue até o final deste mês. A exposição "Inácio Barbosa: o fundador de Aracaju, fragmentos de sua trajetória", segue até o final do mês de abril no Mirante da 13 com entrada gratuita. A unidade funciona de segunda a sexta, das 9h às 18, e aos sábados, das 9h às 13.

Fonte: PMA.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Um comentário:

  1. Por que não há imagens de figura tão importante para o desenvolvimento da província de Sergipe? Que mistérios envolvem a morte de Inácio logo após a transferência da capital ?

    ResponderExcluir