quarta-feira, 30 de março de 2016

Entrega da Medalha Tobias Barreto

Foto: Divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 28/03/2016.

Entrega da Medalha Tobias Barreto ocorre dia 31.

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira participará da solenidade.

Com o objetivo de valorizar o trabalho de artistas e produtores que contribuem com o desenvolvimento cultural do Estado, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove na quinta-feira, 31, a entrega da Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto. A homenagem é prestada, anualmente, para pessoas ou entidades atuantes entre as áreas de música, teatro, dança, artes visuais, literatura, cultura popular, pesquisa ou apoio cultural.

Este ano, a cerimônia contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também está entre os oito homenageados desta edição. “A presença do Ministro é muito importante para nós, não apenas pela representatividade que ele tem no Governo Federal, mas também porque teremos a oportunidade de prestar um reconhecimento, mesmo que tardio, pela sua fundamental participação na conquista da chancela da Praça São Francisco, em São Cristóvão, como 18º Patrimônio Mundial no Brasil”, justificou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

A definição dos homenageados parte de uma lista tríplice de personalidades e entidades indicadas pelo Conselho Estadual de Cultura em comum acordo com a Secult. De cada três indicados, recebe a Medalha apenas aquele que for escolhido pelo Governador do Estado. ‘“Entregar uma comenda que carrega o nome do grande Tobias Barreto é uma alegria e uma honra. A Medalha simboliza o reconhecimento aos serviços prestados à nossa cultura”, declarou o governador do Estado, Jackson Barreto.

Sobre a Medalha.

A Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto foi instituída através da Lei Estadual Nº 2.55 de 21 de Novembro de 1985. Foi criada com a finalidade de distinguir personalidades e instituições que, por seus méritos e sua cooperação, tenham se destacado no Estado ou nacionalmente, contribuindo para o desenvolvimento das atividades culturais de Sergipe.

O evento de entrega das Medalhas acontece a partir das 19h30, no Museu da Gente Sergipana, aberta ao público. Confira a lista completa dos homenageados deste ano:

Homenageados 2016:

Denys Leão Silva - Teatro
José Ronaldo De Menezes (Zé Rolinha) - Cultura Popular
Maria Eugenia Teixeira - Apoio à Cultura
Irineu Silva Fontes - Empreendedorismo Cultural
Maestro Medeiros - Música
Judite Melo - Artes Plásticas
Murilo Melins - Literatura
João Luiz Silva Ferreira - Personalidade da Cultura

Fotografia – Prêmio Especial
Lineu Lins
Jairo Andrade
Marcel Nauer
Walmir Lopes De Almeida

Fonte: Sec. de Estado da Cultura.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário