quinta-feira, 17 de março de 2016

Palestra aborda temas voltados à história da capital



Fotos: Ascom Funcaju.

Infonet > Cultura > Noticias > 10/03/2016.

Palestra aborda temas voltados à história da capital.

A Jornada de Estudos aconteceu no Centro Cultural, no centro.

Com a proximidade do aniversário da cidade que comemora 161 anos no dia 17 de março, o Centro Cultural de Aracaju [antiga alfândega] recebeu nesta quinta-feira, 10, a jornada de estudos sobre Aracaju. Com o tema ‘Desvelando a Cidade', os palestrantes puderam abordar temas como ‘A mudança da Capital, D. Pedro II em Aracaju e a Cultura Popular’.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes destaca que o evento é voltado a todos os interessados em saber mais sobre Aracaju. “A gente tem como foco aqui no centro cultural desenvolver estudos, pesquisas e tudo que valorize a cidade como o que ela tem e não só a arquitetura da cidade, mas a história de gente, fatos histórico e de povo. Essa é a forma de trazer o conhecimento de uma forma muito dinâmica, de uma forma brincante, mas com elementos que chamem atenção de quem assiste. Eu abordei sobre a cultura popular, ou seja, como essa cultura está presente nos folguedos, nas danças e ditos populares”, garante.

Já a pesquisadora Ana Maria Fonseca Medina destacou a vinda de 'D. Pedro II na terra da gente'. “Foi a viagem de Dom Pedro II em 1860 à província de Sergipe. falando sobretudo a importância política dessa visita, pois com a sua vinda, ele criou um Instituto de Agronomia, distribuiu títulos de barão e se preocupou muito com a educação. Todo lugar que ele ia tinha que entrevistar e arguir os professores e os alunos. Ainda fiscalizava as obras para que não fossem superfaturadas. Ele fez essa visita por Aracaju, Maruim, Barra, Laranjeiras, Estância, pois queria conhecer o império dele”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário