segunda-feira, 21 de março de 2016

Feriado: ideal para curtir belezas da cidade


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 18/03/2016.

Feriado: ideal para curtir belezas da cidade.

No dia em que celebra 161 anos, aracajuanos e turistas têm vários pontos turísticos para poder conhecer.

Por: Laudicéia Fernandes/Equipe JC.

Aracaju não para de crescer, mas, mesmo assim, ainda mantém o ar bucólico, aparentando, em diversos aspectos, uma cidade tranquila e cheia de opções de passeios. Além disso, conta, hoje, com uma das melhores estruturas para turismo no Nordeste, oferecendo bons momentos de lazer em rios, mar e terra. Na pequena cidade, com seus 181.857 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 600 mil habitantes, é possível se divertir o dia todo sem se cansar. Isso porque as opções de lazer estão sempre umas bem perto das outras.

Um bom dia de passeio pela cidade começaria pela Orla da Atalaia, um espaço que, há décadas, reúne grande parte dos turistas e moradores durante o dia e a noite, com calçadões, quiosques, passeios na região dos lagos, feiras de produtos artesanais, quadras de esportes, fontes de água e até um Oceanário, de onde pode-se ver um “pedaço” do fundo mar com exemplares da fauna marinha. Na mesma orla, está localizada a Passarela do Caranguejo, onde saborosos pratos típicos regionais são servidos.

Agora, se você estiver em Aracaju nesta quinta-feira, dia 17, quando a cidade completa 161 anos, e seu roteiro continuar sendo ver ou banhar-se no mar, dá para visitar ainda as praias do Banho Doce, Aruana, Náufragos e Mosqueiro, todas com fácil acesso, fazendo uso da Rodovia José Sarney. Em todas elas, pode-se comer boas peixadas, caranguejos, siris, quebrados de siris e aratus, camarões, peixes fritos e deliciosos caldinhos de frutos do mar e outros sabores. No litoral norte da capital sergipana, aliás, está a Praia dos Artistas, a preferida dos surfistas e apelidada de Havaizinho, e uma área chamada Coroa do Meio em homenagem ao bairro em que está localizada.

Banho de rio

Mas, se optar por rios, é possível alugar carros ou pagar para sair de catamarã pelas águas mornas dos Rios Sergipe e Vaza Barris, curtindo o visual da cidade. O passeio no Rio Sergipe, por exemplo, permite apreciar Aracaju de um local privilegiado, iniciando o passeio no Bairro São José, passando pela área central da cidade, conhecendo, inclusive, a Ponte do Imperador, a região dos mercados, a ponte Construtor João Alves, mais conhecida como Aracaju-Barra, e os manguezais da Barra dos Coqueiros, localizados na Ilha de Santa Lúcia. Usando as águas do Vaza Barris, pode-se conhecer a Croa do Goré e as praias do Viral e Coqueirinho, já no município limítrofe de Itaporanga D’Ajuda.

Outras atrações

Você ainda tem como opção visitar os museus, o Centro histórico, Colina do Bairro Santo Antônio, onde Aracaju foi fundada, os Mercados Antônio Franco, Albano Franco e Thales Ferraz. Neles, são vendidos os mais variados produtos, entre eles, itens de artesanato, eletrônicos, alimentos e roupas. Uma boa pedida é visitar o mercado e aproveitar para almoçar em um dos seus bares ou restaurantes, onde são servidos deliciosos pratos típicos,

É possível visitar, ainda, os Parques Governador Augusto Franco (Sementeira), Governador Valadares (dos Cajueiros) e Governador José Rollemberg Leite (da Cidade). Na Sementeira, pode-se passear de pedalinho, fazer caminhadas, bater papo e relaxar no gramado. No dos Cajueiros, há espaço para boas caminhadas e para as crianças brincarem. Já no Parque da Cidade, dá para ver animais no zoológico, curtir o visual teleférico, caminhar entre a mata atlântica e consumir produtos típicos regionais.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário