domingo, 6 de março de 2016

Entidades farão homenagem centenária a Antonio Garcia

Foto: Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 02/03/2016.

Entidades farão homenagem centenária a Antonio Garcia.

Enquanto em vida, homem fez seu legado na história sergipana.

Em memória à figura do médico Antonio Garcia Filho, entidades e instituições de Sergipe instauraram nesta terça-feira, 1º, um comitê organizador para definir uma série de atividades em comemoração ao centenário de nascimento do sergipano. Conforme estratégia das academias sergipanas de Letras e de Medicina, os eventos de teor cultural e educativo serão encaixados no período entre 23 a 30 de maio.

Nascido em Rosário do Catete em 29 de maio de 1916 e falecido no dia 22 de junho de 1999, Antonio desempenhou não só as funções de médico em Sergipe, mas também a de professor universitário, escritor, músico e compositor, presidente da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Saúde, da Associação de Medicina de Sergipe e da Academia Sergipana de Letras.

Para o genro e amigo Lúcio Antônio Prado Dias, hoje representante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores em Sergipe (Sobrames), toda homenagem se faz necessária em juízo à vida de Antonio Garcia. “O dr. Antonio foi um homem múltiplo, com a participação em vários segmentos da sociedade e áreas do conhecimento. Não se limitou em ser médico. Nessa casa [Academia Sergipana de Letras] foi presidente por quase doze anos e pode-se dizer que teve uma vida muito atuante. É uma honra ver essas entidades se somando para homenageá-lo”, revelou. Conforme Lúcio Dias, a programação deverá incluir uma sessão de homenagens, produções artísticas, musicais, entre outras. Os locais serão distintos.

Em vida, Antonio deixou um legado que o manterá nas memórias do povo sergipano por muito tempo. Foi de sua autoria o hino do 28º Batalhão de Caçadores, hino da cidade Rosário do Catete e da canção “Aracaju, uma estrela”. Deu nome também ao campus em Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Por Ícaro Novaes e Kátia Susanna.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário