quarta-feira, 30 de março de 2016

II Festival de Artes Cênicas é aberto com atrações

O teatro, o circo e a dança deram as boas-vindas ao público.
Foto: Divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 29/03/2016.

II Festival de Artes Cênicas é aberto com atrações.

O teatro, o circo e a dança deram as boas-vindas ao público.

Quem marcou presença na abertura do II Festival Sergipano de Artes Cênicas, realizada na noite desta segunda-feira, 28, provou de tudo um pouco já no primeiro dia de um mês recheado de atrações. O teatro, o circo e a dança deram as boas-vindas ao público que promete não ficar de fora dessa jornada artística promovida pelo Instituto Banese, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e viabilizada através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

Além de apoiar o artista sergipano, o festival tem como objetivo incentivar a formação de plateia, levando cultura para o público e tornando a cena teatral cada vez mais sustentável. O diretor superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, prestigiou o primeiro dia do festival e ao falar com o público reforçou a importância dessa iniciativa. “Com esse festival abrimos portas para os artistas sergipanos, atraímos um público para essa expressão artística, mas também promovemos o diálogo com produções de outros estados, possibilitando a importante troca de experiências e de conhecimentos no campo das artes cênicas. O Instituto Banese se sente gratificado em estar nessa parceria com a Secretaria de Cultura e com toda a sua equipe. O Instituto Banese deseja um bom festival a todos e aproveita para dizer que continuará a fazer parte desse projeto nas próximas edições”, afirma Ezio.

Quem percebeu o Festival Sergipano de Artes Cênicas como uma porta que se abria foi o grupo Free Step, da cidade de São Cristóvão, representando a dança com o espetáculo “Street Dance”. Os componentes Sivaldo Batista dos Santos e José Carlos dos Santos registraram a importância do evento para o grupo. “Pra gente é uma grande oportunidade porque eventos como esse reúnem pessoas interessadas no que temos para mostrar, que é a dança. Ver pessoas vibrando ao ver a gente dançar o street dance é muito gratificante. É assim que esse estilo de dança é divulgado. Ficamos muito gratos a todos que promovem esse festival. Esperamos que ele continue e que nós possamos estar aqui mais vezes”, comemoram. A abertura contou ainda com o espetáculo de circo ‘A Máquina’, da Cia Cígari de Circo, e com a peça teatral “Remendo, Remendó”, da Outra Companhia de Teatro, convidada da Bahia.

Os espetáculos que marcaram a abertura do festival são apenas alguns, dentre todos os inscritos e a quem o Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, agradeceu a confiança. “Esse festival é uma oportunidade de levar até a população produções de qualidade e as mais diversas expressões artísticas que temos aqui no nosso estado. Agradeço a todos que apostaram nesse festival de artes cênicas, em especial a todos os inscritos. Serão 52 ações nesses dias de festival e tudo foi feito para valorizar a nossa cultura e sobretudo o cidadão e os agentes culturais que fazem a arte sergipana. Agradeço também ao Instituto Banese que é um parceiro efetivo da nossa gestão. Juntos entregamos ao público um grande festival. Aproveitem bastante”, convida Elber.

Quem também acompanhou a organização do festival foi o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos do Estado de Sergipe (Sated), Ivo Adnil. ”É com muita satisfação que a Sated faz parte dessa grande luta que é a continuidade do nosso festival sergipano de teatro e dança que agora também traz o circo. Essa segunda edição representa bem o quanto esse festival se configurou com uma força muito grande e trazendo muitas conquistas, a exemplo da abrangência para o interior e de uma maior participação de cada espetáculo. A mostra paralela traz novos talentos e isso é muito louvável, por isso parabenizamos a Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Banese. Agora vamos seguir com comprometimento e fazer a nossa cena pulsar”, comemora.

Na plateia, Hugo Joaquim de Araújo, também comemora a realização do festival. “É uma grande oportunidade para os artistas mostrarem suas produções para o público e reafirmar sempre que existe sim cultura sergipana, produções, espetáculos de qualidade, artistas preparados seja na arte circense, no teatro ou na dança. É um evento lindo, que pela sua gratuidade possibilita ainda mais o acesso a esse tipo de arte. Espero que seja um sucesso”, diz Hugo.

Antes da abertura oficial, realizada na noite de ontem, o público prestigiou mais cedo, na Praça Fausto Cardoso, a apresentação da peça convidada “A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel”, do Grupo Imbuaça, de Aracaju. O espetáculo mistura ficção e realidade, narra a vida do inventor da literatura de cordel, o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros. O Festival de Artes Cênicas abriga também o VI Festival Sergipano de Teatro e a X Semana de Dança. A programação gratuita seguirá até o dia 30 de abril com mais espetáculos de teatro, dança e circo, além de oficinas práticas voltadas para profissionais da área. As apresentações e oficinas estão distribuídas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, Museu da Gente Sergipana, praças e outros espaços públicos de Aracaju.

Fonte: Instituto Banese/Museu da Gente Sergipana.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário