segunda-feira, 21 de março de 2016

Exposição “Aracaju de Outrora – Revivendo o Passado”





Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 16/03/2016.

Secult promove exposição “Aracaju de Outrora – Revivendo o Passado”

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou na tarde desta quarta-feira, 16, no Shopping Jardins, a exposição “Aracaju de Outrora – Revivendo o Passado”. Composta por 20 totens com fotografias da década de 1930, a mostra faz parte da programação alusiva ao aniversário da Cidade e ficará disponível até 31 de março.

Com fotos antigas do acervo da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a exposição proporciona ao público um passeio pela história da Capital Sergipana. A mostra destaca ruas, praças, prédios históricos e locais importantes da Cidade, dentre elas: Avenida Barão de Maruim, Praça Fausto Cardoso, Ponte do Imperador e do Palácio Olímpio Campos.

Referindo-se, sobretudo, as três primeiras décadas do século XX, a mostra tem como objetivo fazer com que a sociedade se familiarize com a capital sergipana ainda em formação. Presente na abertura da exposição, o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, explicou que a exposição visa trazer o acervo fotográfico da Secult ao acesso da população.

“Prédios históricos, vias famosas, meios de transporte, instrumentos de lazer são representados numa época saudosista, e é nesse sentido que essa exposição visa democratizar a visibilidade de uma Aracaju que vive no coração de todos aqueles que conviveram e dá oportunidade às novas gerações de visualizar esse tempo de suma importância para formação de uma Aracaju que hoje tão bela completa 161 anos”, explicou.

Para a aposentada Janete de Oliveira, a exposição é uma oportunidade de conhecer um pouco mais a história da capital sergipana. "Estava passando pelo local e resolvi parar um pouco para ver as fotografias. O resultado ficou muito interessante", opinou.

Quem também apreciou a exposição foi aposentado Antônio Sena. Nascido no bairro Inácio Barbosa, o aracajuano elogiou a ação. "É uma coisa que chama atenção principalmente de pessoas que estão na melhor idade, que reconhecem os locais onde as fotografias foram tiradas e pode comparar com a situação atual do lugar", explicou.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário