sábado, 6 de maio de 2017

Academia Literária de Vida homenageia os Professores: Lucila e Duclerc

 Homenageados - Duclerc e Lucila Moraes Chaves.

A mesa formada pelo Monsenhor José Carvalho de Sousa, 
a presidente da Academia Literária de Vida, jornalista Shirley Rocha,  
o diretor da Escola Estadual Lucila Moraes Chaves - 
professor Dennis Pires Fernandes, a presidente do Sinpro - 
professora Antonia, professor Antonio Fontes Freitas
 e professor João Quintino.

Maria Hermínia - idealizadora da homenagem - entregou para Lucila
 uma Placa Resumo.com seu registro biográfico e profissional.

Flashes do evento do dia 31 de março de 2017. 

Senhores, senhoras, amigos.

A Academia ao longo dos nossos vinte e três anos tem oferecido bons momentos, graças ao direcionamento da saudosa Maria Lígia e a companhia das confreiras que a completam: Um grupo pequeno,  é verdade,  mas formado por pessoas que se harmonizam e gostam de ler e escrever.
Professoras na maioria, estamos sempre a honrar a arte da profissão de mestre. Aquele que abre caminhos para todas as outras profissões. Hoje é a vez do casal Chaves. Ambos, grandes mestres, lembrados e estimados por seus alunos até hoje.
Professora Lucila e professor Duclerc, receba  nosso Voto de Louvor e que todos tenham sempre na memória os ensinamentos que os senhores passaram através gerações. Agradecemos a ideia de Maria Hermínia Caldas e o apoio do Sinpro, ao qual nos somamos para a realização deste evento.
 Muito obrigada.
Shirley Rocha

Discurso de Lucila Moraes Chaves

       Ao agradecer a homenagem, Profª.. Lucila relembrou momentos importantes da sua vida:
  “Há 25 anos foi inaugurada no bairro Bugiu, a Escola Estadual de 1°. Grau Profª. Lucila Moraes Chaves. Difícil descrever a minha emoção quando naquele dia significativo entrei pela primeira vez naquele estabelecimento de ensino. Observando aquelas criança, alegres e carentes, prometi a mm mesma, enquanto vida tivesse, acompanharia sua caminhada até completarem o curso.
     E no dia 16 de fevereiro próximo passado, comemorando as Bodas de Prata, a direção da Escola nos ofereceu uma singela homenagem que guardei com carinho no meu coração. A penúltima diretora foi a Profª Anísia Santana, que muito se dedicou pelo crescimento da Escola. Após a sua aposentadoria, ocupou a direção o prof. Denis Pires Fernandez, que vem atuando com grande afeto, responsabilidade e determinação.
    No dia 20, próximo passado, meu esposo Duclerc e eu, recebemos uma comunicação que seriamos homenageados pelo SINPRO/Sergipe e pela Academia Literária de Vida em reconhecimento dos serviços prestados à Educação. Ficamos lisonjeados e felizes, mas devemos acrescentar que o mérito desse generoso reconhecimento vem do querido Sindicato dos Professores. A ele devemos toda a honra, pois desde a sua fundação até os dias de hoje vem lutando bravamente pelos direitos dos seus membros. Com muita alegria fiz parte da sua fundação. Lembro-me o quanto os seus Presidentes e as suas equipes lutaram por uma vida melhor, mas dentro dos seus limites, com firmeza e abnegação. O nosso Sindicato é respeitado por todos, inclusive pelas autoridades competentes devido ao seu modo de dialogar com seriedade, uma vez que conta com o apoio integral de nossos queridos professores.  
     A  Profª Yvone Mendonça e sua competente equipe sempre lutaram com toda a guerra para que esta instituição obtivesse êxito. A eles, a nossa gratidão e profundo respeito.
   Do mesmo modo agradecemos a “Academia Literária de Vida” a participação nesta significativa homenagem que acabamos de receber, ela permanecerá para sempre em nossas vidas. Em se tratando da Academia Literária de Vida, vislumbramos a figura ímpar que foi a sua fundadora, a mestra Maria Lígia Madureira Pina, que há mais de 20 anos dedicou-se de corpo e alma e nos deixou imensa saudade. Graças a Deus a Academia não sofreu soluções de continuidade: é como Canta Charles Chaplin: “...o ideal que sempre nos acalentou renascerá em outros corações”. A vida se renova a cada dia e os seus membros são dedicados e assíduos.
         Querida Hermínia.
     Obrigada pelo seu incansável trabalho ao pesquisar com tanto carinho a vida dos colegas professores. A sua grandiosa obra ficará na História como uma relíquia que o tempo não pode apagar: “Vultos da História da Educação em Sergipe” é a sua obra prima. Você escreveu este livro com uma pena de ouro. Parabéns e muito sucesso no seu próximo livro.
    A “Academia Literária de Vida” está mais enriquecida com a novel sócia, a jornalista Sandra Maria Natividade, pedagoga e pesquisadora, cujo trabalho encanta a todos pela sua cultura e seriedade. É uma grande e atuante líder espiritual.
     Abrindo um parêntese, quero acrescentar à nossa homenagem, alguém muito especial chamado João Quintino, o responsável pelo sucesso dos encontros dos ex-alunos e ex-professores do querido Atheneu Sergipense. Há 17 anos que Quintino vem lutando com todo entusiasmo para unir o passado ao presente. Por isso o passado está sempre presente para alegria de todos aqueles que participam destes encontros. É uma festa linda, memorável. Parabéns Quintino e obrigada pela sua atuação.
    Gostaria de compartilhar com todos ma mensagem do grande escritor Augusto Cury que recebi de minha escolinha: ”Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”.
    Desejo que esta mensagem fique gravada no coração e na mente de todos em especial dos nossos Educadores. Muito obrigada.

                        Lucila Moraes Chaves,
                         31 de março de 2017.

Professor Almiro Oliva Alves declamou de sua autoria ;

Ser docente

Ser docente é ser farol, é ser astro como o sol
Radiar luz e calor
É ser fonte de energia, é ser luz, sabedoria
- Ser autêntico educador.

Ser docente é ser amigo, eu previne do perigo
Dos escolhos do aprender.
Quando há pedras no caminho, vai o Mestre, com carinho,
Essas pedras remover.

Ser docente é ser agente do processo permanente
De mudança e formação.
Processo tão relevante que merece a cada instante
Ser lembrado ao cidadão.

Ser docente é ser Mentor, é ser Mestre, Educador
Que persegue esse ideal:
-De levar ao mundo inteiro o saber mais verdadeiro
Da cultura universal.

Ser docente é, com certeza, transcender a realeza
No reinado do Saber.
Como herói que não se rende, tanto ensina quanto aprende
E faz o mundo aprender.

Ser docente, ó que ventura! Transformar a criatura...
- Só à luz do aprendizado!
O Mestre ensina... o aluno aprende. O mundo inteiro se rende...
Todo mundo é resgatado!...

   A professora Cléa Brandão de Santana, membro da Academia Literária de Vida leu a poesia Oração da Mestra, escrita por Maria Lígia Madureira Pina, em outubro de 1965.

Oração da Mestra

Amável  Jesus!
Diante do Sacrário, ajoelhadas,
Nós te suplicamos, ó Senhor,
Que cada dia, mais amemos,
A profissão que escolhemos
Que nela encontramos,
A razão de ser de nossas vidas,
A nossa vocação.
Que a ela nos entreguemos,
De todo coração
Faz Senhor, que amemos igualmente
A todos que nos entregastes.
Ajuda-nos a conhecê-los,
E aos seus erros perdoar e corrigir.
Protege-nos, Senhor
Ilumina com um raio de tua luz
As nossas consciências
Dá-nos o dom da Sabedoria
Para ensinarmos com clareza e justiça
Alegria e entusiasmo
Para as causas justas e santas
E acima de tudo Senhor

Fortifica-nos na tolerância e no amor.

Texto e imagens reproduzidos do blog: academialiterariadevida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário