sábado, 13 de maio de 2017

Escola Municipal de E. F. Tenisson Ribeiro realiza Feira Literária





 Coordenadora pedagógica, Roselene Santos Melo Sandes.

Professora da educação infantil, Ana Acácia dos Santos.
Fotos: Walter Martins.

Publicado originalmente no site da PMA, em 12/05/2017.

Emef Tenisson Ribeiro realiza Feira Literária

Estimular a leitura, enriquecer o vocabulário, melhorar a escrita e a interpretação. Esses são alguns dos objetivos da "Feira Literária" que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, localizada na Zona de Expansão, realizou na manhã dessa sexta-feira, 12. Uma iniciativa que já faz parte do plano pedagógico das escolas da rede, uma missão que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem como propósito, estimulando e desenvolvendo o hábito da leitura com os estudantes.

Desde o início do ano letivo, a Emef Tenisson Ribeiro vem trabalhando com os estudantes do infantil ao 5º ano com temas relacionados ao gênero literário. A "Feira Literária" finalizou uma etapa das atividades que serão desenvolvidas durante este ano. Os alunos apresentaram em forma de dança, dramatização com fantoches, declamação de poesia, apresentações teatrais, tudo relacionado ao tema central.

De acordo com o diretor da escola, Nivaldo Santos Cunha, essa ideia surgiu a partir do projeto "Que tal gostar de ler" da professora do suporte pedagógico Giselia Maria. "Foi a partir desse projeto que iniciamos essa ideia, a professora Roselene que é nossa coordenadora pedagógica desenvolveu junto com toda equipe de professores esse momento da feira literária para despertar a leitura dos nossos estudantes", ressalta.

"É um momento mágico quando eles abrem o livro e viajam no mundo da imaginação e percebemos que esse trabalho que estamos desenvolvendo na escola está melhorando o desenvolvimento dos nossos alunos. O interesse deles aumentou, estão pegando livros na biblioteca, um costume que adquiriram depois do início desse nosso projeto", declarou Nivaldo.

A coordenadora pedagógica, Roselene Santos Melo Sandes, relata que a proposta da "Feira Literária" foi lançada para os professores que decidiram trabalhar os gêneros literários. "Foram sorteados vários gêneros, como literatura de cordel, contos de fada, contos do cotidiano, poesias, lendas urbanas, todos esses temas foram trabalhados de acordo com a particularidade de cada sala de aula. Estamos muito felizes com o resultado, sabemos que o envolvimento de todas da escola ajudou na realização desse trabalho", conta.

Para a professora da educação infantil, Ana Acácia dos Santos, é muito importante trabalhar a questão da leitura desde os primeiros anos de idade. "Trabalho com a turma de quatro anos, então realizo minhas atividades de forma mais lúdica para que eles possam interagir e conhecer a leitura de forma mais ampla. Temos que incentivar os pequenos a gostar da leitura e isso estimula a imaginação, criatividade, para que possamos ter futuros leitores", afirmou.

A aluna do 5º ano, Maria Emilly Farias dos Santos, conta que a partir da iniciativa da escola ela passou a gostar mais de ler. "Sempre gostei de ler, mas me interessei mais depois desse projeto literário da escola. Aprendi sobre contos do cotidiano e com as apresentações das outras turmas aprendi sobre a literatura de cordel, contos de fadas, poesias e lendas", explica.

Para o aluno do 4º ano, Gustavo Alves da Silva, o incentivo vem da sala de aula. "Minha professora passa atividades na sala para toda a turma ler e depois temos que explicar o que entendemos da história, essa é minha atividade preferida porque posso escolher o que vou ler. Aprendi a ler aqui na escola e gosto muito de histórias em quadrinhos", relata.

Texto e fotos reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

3 comentários:

  1. É através da leitura que nossos alunos adquirem mais conhecimentos, tornando-se pessoas cultas.

    ResponderExcluir
  2. Linda minha escola que deus nos

    Ajude sempre

    ResponderExcluir
  3. Qual símbolo da escola . Símbolo do fardamento.

    ResponderExcluir