quarta-feira, 17 de maio de 2017

Homem e a vida no sertão no museu a céu aberto

Véio destaca a tradição e cultura da vida sertaneja
Foto: Divulgação

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 16/05/2017.

Homem e a vida no sertão no museu a céu aberto.

Pela primeira vez, espaço do escultor sergipano Véio participa da Semana de Museus.

Por: Gilmara Costa/ Equipe JC.

A céu aberto, no sítio Soarte, no município de Feira Nova, está localizado um museu. No comando do museu, um escultor sergipano. Das mãos desse escultor, peças em madeira traduzem o olhar e vivência do ser homem no sertão. É o museu de encontros com o sertanejo do ontem e do hoje, enquanto se espera o do amanhã. Pela primeira vez, o museu a céu aberto do artista sergipano Cícero Alves dos Santos, o Véio, participa da programação da 15ª Semana dos Museus, que movimenta o país até o próximo dia 21, com o tema ‘Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

O encontro com a narrativa sertaneja esculpida por Véio acontece no próximo sábado, 20, com saída do Museu da Gente Sergipana às 13h e retorno de Feira Nova às 16h30. “Será uma oportunidade das pessoas conhecerem a história do homem sertanejo, a partir de quatro mil peças que se encontram expostas em casa chalés, bem como as minhas milhares de peças aqui também. Trata-se de um verdadeiro reencontro com mais de 100 anos de história, que mostram a relação do homem e a vida no sertão. E participar da Semana dos Museus é uma grande honra”, afirmou Véio.  A visita ao museu custa R$ 40 e toda renda será revertida para o artista.

Por lá, a religiosidade, o trabalho artesanal, utensílios e ferramentas que evidenciam as atividades profissionais que hoje nos soam como sinônimo de extinção. “Temos a igreja, a Casa das Farinhas, Casa das Profissões e a Tenda do Ferreiro, onde estão presentes peças de sapateiros, funileiros, e carpinteiros. São anos de história e tradição que merecem ser preservados e visitados para que todos possam ter o conhecimento da cultura sertaneja, do nosso sertão”, declarou Véio.

Ainda na programação especial da 15ª Semana Nacional dos Museus, na próxima quinta, 18, acontece o Museu Vivo, atividade em que personagens reais ligados aos ambientes das instalações permanentes receberão o público para uma visita especial. Assim, das 14 às 16h, os visitantes estarão em contato com o pesquisador, escritor e memorialista Murillo Melins, que irá falar sobre a relação de Sergipe com a II Segunda Guerra Mundial; a feirante e atriz Mirian Batista, que contará como é o seu cotidiano de feirante vendedora de frutas e as histórias que acontecem no Mercado Municipal de Aracaju,

Ainda vai contar com a presença do ‘chef do sertão’ Timóteo Domingos, idealizador da Gastrotinga, que utiliza plantas características da caatinga no preparo de pratos especiais, e José Medeiros, vaqueiro de Porto da Folha, que apresentará detalhes da Festa do Vaqueiro e da tradicional pega de boi no mato e as transformações ocorridas ao longo do tempo nessa competição entre o boi e o vaqueiro.

Semana dos Museus

Com o tema ‘Museus e Histórias Controversas - dizer o indizível em museus’, a Semana de Museus tem como objetivo proporcionar um diálogo sobre o que a escrita oficial da história e a narrativa tradicional da Museologia não revelam nos acervos dos museus. Nessa perspectiva, a intenção é que novas possibilidades de narrativas sejam levantadas e outros desdobramentos de diálogos com o público possam surgir.

A temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.

Para Marcelo Araújo, Presidente do Ibram, “a Semana Nacional de Museus é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros. Ela chega a sua 15ª edição como uma iniciativa consagrada que reúne milhares de instituições em todos os estados do nosso país, contribuindo para o reconhecimento pela sociedade brasileira da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário