segunda-feira, 22 de maio de 2017

Mostra Cultural ‘Africaju’ acontece no Centro Cultural

 Artesanato fez parte da Africaju.

 Africaju teve sua primeira edição.

 Estandes tiveram várias opções.

 Elayne Almeida, organizadora.

Tatiane Costa, organizadora.
Fotos: Edinah Mary.

Publicado originalmente no site Aracaju SE., em 19/05/2017.

Mostra Cultural ‘Africaju’ acontece no Centro Cultural

Com o objetivo de repensar sobre contribuições e conquistas dos negros no processo de identidade do povo brasileiro, foi realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Centro Cultural, a Mostra ‘Africaju’. O evento, idealizado pelo Movimente Negra, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, e teve como atrações debates, exibição de filmes, pocket shows e exposições de fotos e artesanato.

"Recebemos um retorno muito bom da mostra, as pessoas participaram e tivemos uma frequência muito boa. Passamos o que queríamos que era a questão da sinergia com a comunidade sergipana e mostrar um pouco dessa cultura que chamamos de ‘afrosergipana’. O apoio da Funcaju e do Centro Cultural foi de extrema importância porque sem este espaço não teríamos como realizar este evento que é o primeiro de muitos", afirmou Elayne Almeida, organizadora da Africaju.

Uma das atrações da mostra foi a ‘Feira Preta’ que contou com vários estandes de artesanato, estética e alimentação e atraiu o público.

"A ideia da Feira Preta veio da necessidade de que o ‘afro empreendedor’ não tem ponto fixo, então precisamos mobilizar e ocupar espaços. Então criamos a ‘Feira Preta’ dentro da Mostra Africaju para dar mais visibilidade ao artesanato, vestuário, gastronomia e a todos estes itens", destacou Tatiane Costa, idealizadora do evento.

Na parte audiovisual, a mostra contou com a exibição do filme "Cinema Negro: do outro lado do Atlântico" e o lançamento do documentário: "Em Obras". As rodas de conversas tiveram como temas "Diáspora, negritude e resistência", "Racismo Religioso" e "Teias de Significados: Os Sentidos atribuídos às escolhas e a solidão da Mulher Negra".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário