domingo, 7 de maio de 2017

Ensino sobre Folclore Sergipano ainda encontra barreiras

Manifestações folclóricas sergipanas não estão 
inclusas na grade curricular da rede pública.
Foto: Arquivo Portal Infonet.

Professora Adilma afirma que as lendas são
 o foco das aulas sobre folclore.
Foto: Portal Infonet.

Maurelina Santos defende que o Folclore seja incluído 
como disciplina do Ensino Fundamental.
Foto: Ascom Secult.

Publicado originalmente no Portal Infonete, em 22/08/2013.

Ensino sobre Folclore Sergipano ainda encontra barreiras.

Estudiosos afirmam que folclore só é lembrado no mês de agosto.

Celebrado... (no dia 22 de agosto), o Dia do Folclore é marcado por programações especiais em escolas de todo o país. Na chamada ‘Semana do Folclore’, personagens típicos das lendas brasileiras são recordados e suas histórias, recontadas. Apesar disso, estudiosos apontam que as tradições do folclore local ainda não encontram difusão no Estado. Segundo eles, as manifestações culturais próprias de Sergipe são pouco conhecidas pelos alunos da rede pública de ensino.

A professora Adilma Freire, que ensina do 1º ao 5º ano no Jardim de Infância Augusto Maynard, afirma que o folclore é um tema constantemente abordado em seu trabalho. “A gente vai fazer uma culminância no fim de agosto para celebrar o mês do folclore. Mas procuramos não lembrar só na data. Os jogos populares, as brincadeiras de roda e as lendas são sempre falados”, diz.

Sobre o folclore sergipano, a professora relata que o assunto é abordado de forma restrita. “Procuramos citar algumas danças populares do estado como o Reisado e o São Gonçalo. Mas trabalhamos principalmente com as lendas nacionais, como a Mula-Sem-Cabeça, o Saci Pererê e a Sereia Iara”, expõe.

Na visão da Assessora de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Maurelina Santos, o espaço para o folclore sergipano ainda é limitado na rede pública de ensino devido à falta de capacitação entre os educadores.  A pesquisadora defende a inclusão do folclore na grade de disciplinas do Ensino Fundamental.

“É verdade que o conteúdo programático nas escolas inclui o ensino do folclore. Mas o professor não tem como ensinar se ele mesmo não recebeu uma formação mais aprofundada. Como falar sobre folclore sergipano se os livros didáticos mandam os alunos colorirem figuras do Bumba-Meu-boi, que é tradição do Maranhão e do Norte do país?”, questiona.

Para Maurelina, a falta de conhecimento sobre as manifestações populares constrói uma noção elitista sobre a cultura. “Se a criança é formada tendo em mente que a cultura é somente o que é erudito, acaba criando uma resistência ao folclore de seu próprio estado. E no contato com uma manifestação regional, ri e não entende o real significado daquela forma de expressão, que faz parte de sua própria identidade histórica”, alerta.

Documentos

O Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, formulado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), propõe o folclore nacional e sergipano como um dos eixos para o ensino de Artes e História. Já a Constituição do Estado de Sergipe salienta em seu artigo 215 a necessidade de “fixação de currículo e calendário escolar adequados à realidade sócio-econômica de cada região, assegurando, na formação prática, o acesso aos valores culturais artísticos e históricos nacionais e regionais”.

Nesta perspectiva, um estudo desenvolvido em 2005 pela professora Denise Porto Cardoso, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (DLEV/UFS), e pela então estudante Valéria Campos, analisou o ensino do folclore em dez escolas de ensino fundamental da rede pública na capital. Destas, apenas duas desenvolviam projetos contínuos sobre folclore com os alunos, com alusão às danças e folguedos sergipanos. As demais apresentavam apenas programações ligadas ao dia do Folclore.

A pesquisa resultou na implantação de uma oficina de coleta de textos folclóricos típicos de Sergipe, como cantigas, trava-línguas e parlendas, para a composição de um livro didático intitulado “Folclore Sergipano: Uma Oficina de Língua Portuguesa”.

Dia do Folclore

Em Aracaju, atividades especiais em alusão ao 22 de agosto preenchem todo o dia. Entre as 14h e 20h, o evento ‘Mirando o Folclore Sergipano’ apresenta ações lúdicas, contação de histórias e exposições fotográficas. A programação acontece no Espaço Mirante Praia Formosa, no Calçadão da 13 de Julho. E no Museu da Gente Sergipana, dando continuidade ao projeto ‘Agosto: mês das culturas da gente’, uma roda de conversa sobre patrimônio cultural tem início às 9h. As programações prosseguem até o dia 30.

Confira em um infográfico produzido pelo Portal Infonet o resumo dos principais grupos e manifestações folclóricas do Estado.

Por Nayara Arêdes e Raquel Almeida.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário