domingo, 19 de março de 2017

Aracaju completa 162 anos de fundação

Foto reproduzida do site: eaiferias.com
Postada por MTéSERGIPE, para ilustrar artigo.

Publicado originalmente no site do Correio de Sergipe, em 17/03/2017

Há 162 anos, Aracaju era elevada à condição de Capital da província de Sergipe Del Rey.

Nesta sexta-feira, 17 de março, Aracaju completa 162 anos de fundação. Foi no ano de 1855 que, por necessidades econômicas, o povoado de Santo Antônio do Aracaju foi elevado à categoria de cidade, transformando-se em capital, no lugar da querida São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey.

Conforme os registros históricos, a transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. Nesse sentindo, São Cristóvão não mais oferecia qualidades para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba – maior região produtora de açúcar – fazia questão da mudança, já que era preciso a criação de um porto que garantisse a escoação da produção. E Aracaju, evidentemente, é beijada pelo mar e pelo rio Sergipe.

De acordo com historiadores, somente em 1865 a capital vingou. A partir dessa data, ocorre um novo ciclo de desenvolvimento, que dura até os primeiros anos após a proclamação da República.

No ano de 1884, é fundada a primeira fábrica de tecidos, iniciando o desenvolvimento industrial. Em junho de 1886, Aracaju tinha uma população de 1.484 habitantes e já havia a imprensa oficial, além de algumas linhas de barco para o interior.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2010, Aracaju tem 571.149 habitantes.

Texto reproduzido do site: ajn1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário