quarta-feira, 8 de março de 2017

Maria Niziana Castelino, conhecida por 'Candelária'

Foto reproduzida do site: claudia.abril.com.br

Prêmio Cláudia 2000. 

MARIA NIZIANA CASTELINO Ao chegar aos prostíbulos de Aracaju carregando uma sacola colorida cheia de preservativos. Maria Niziana Castelino, 50 anos, é recebida com festa. Candelária, como é conhecida, preside a Associação Sergipana de Prostitutas (Asp). O órgão já distribuiu 300 000 preservativos e possui um serviço no Posto de Saúde Dona Jovem para atender e orientar, por meio de palestras, profissionais do sexo que contraíram doenças sexualmente transmissíveis. Se elas desejam mudar de atividade, a associação as encaminha para cursos profissionalizantes. Candelária não sabe ler nem escrever, mas aprendeu cedo a lutar por seus direitos. Aos 7 anos, depois de tomar uma surra da mãe adotiva, fugiu de casa e foi morar na rua. Viveu assim até ser descoberta por uma cafetina, que lhe deu o apelido. "Ela dizia que eu era tão imponente como a igreja da Candelária, no Rio de Janeiro", lembra. Com 16 anos, 1,71 metro, corpo esguio e olhos verdes, tornou-se a prostituta mais bela e requisitada de Aracaju. Foi amante de poderosos, casou-se com um empresário de transportes de carga e deixou a prostituição aos 22 anos. Não esqueceu, no entanto, as mulheres da noite. Em 1991, denunciou a violência e o abuso da polícia contra elas e fundou a Asp.

Publicado em: Claudia em 1 de Novembro de 2000.

Reproduzido do site: bv.fapesp.br/namidia/noticia
  

 Associação Sergipana de Prostitutas (ASP).



Fotos reproduzidas do Portal Infonet.

4 comentários:

  1. Eu já tive na casa de Candelária qualquer meia dúzia de vezes lá pelos idos de 1992 e tomava uma cerveja com a mesma. Eu sei onde é a residência da mesma e qualquer dia desse vou querer fazer uma visita. E o filme q lançar, eu farei de tudo possível pra adquirir-lo Eu acredito q ela foi uma mulher bonita, só q os "janeiros" q vem pra pessoa, lamentavelmente tira essa beleza da pessoa, mas, q devemos gostar, prezar essa pessoa igual como era naqueles tempos. Ñ deve ter diferença.

    ResponderExcluir
  2. Já foi lançado um DVD e a informação que tenho, encontra-se no link abaixo. Copie e cole na busca, ou vá no blog Sergipe em Fotos, clique no marcador CANDELÁRIA.
    http://sergipeemfotos.blogspot.com.br/2012/12/dvdbook-candelaria-aquela-que-conduz-luz.html

    ResponderExcluir
  3. Muito mais bonita como Pessoa um exemplo

    ResponderExcluir