domingo, 26 de março de 2017

Arquivo Público ajuda a contar os 162 anos de história de Aracaju.











Arquivo Público ajuda a contar os 162 anos de história de Aracaju.

Redação Portal A8.

Fotografias em preto e branco envoltas cuidadosamente em um papel branco para proteger do passar dos anos documentos sobre os homens que já administraram a capital sergipana. Mapas com detalhes da transformação da cidade, jornais, livros e inúmeros outros materiais que ajudam a recontar os 162 anos de Aracaju estão catalogados e disponíveis para quem tiver interesse em conhecer. O lugar é o Arquivo Público de Aracaju, localizado na avenida Hermes Fontes, área central da capital sergipana.

Neste ano o local completa 30 anos de existência, reforçando o objetivo como que foi criado que é o de localizar, recolher, registrar e armazenar documentos de valor histórico. Coordenadora do arquivo, a funcionária pública Rita de Cássia Valença, há 29 anos se dedica a cuidar desse material. “Temos relatos de toda a história de Aracaju, nosso acervo possui ofícios publicados em 1896, além de ter documentos que contam também como a história dos bairros aracajuanos, é um material que nos ajudam a compreender o ambiente que vivemos hoje”, contou.

O acervo de fotografias ultrapassa os oito mil registros e são um dos documentos mais procurados no Arquivo. “Temos diversas imagens dos monumentos históricos da capital, fotografias das ruas, muitas delas foram doadas pela própria população”, reforçou. E para este ano, a equipe pretende apresentar a população uma espécie de guia sobre todo o material histórico existente no local.

“Estamos finalizando o levantamento de todos os documentos, e separando por setor. Para que posteriormente, comecemos a elaborar um guia com informações que existem no Arquivo”, antecipou a coordenadora.

A maioria das pessoas que chegam até o arquivo são os estudantes universitários ou pesquisadores, mas a coordenadora da unidade reforça a importância de conhecer este ambiente. “É importante que os professores das escolas incentivem os alunos a usarem este modo de pesquisar, temos aqui inúmeros documentos que contam a história de nossa capital, tudo isso disponível ao público”...

Fonte: Arquivo Público de Aracaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: a8se.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário