domingo, 26 de março de 2017

O imortal Jouberto Uchôa de Mendonça


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/04/2013.

O imortal Jouberto Uchôa de Mendonça

Quatro livros publicados e uma vida dedicada à educação e à preservação da memória sergipana. Estes foram os requisitos que fizeram do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, o mais novo imortal da Academia Sergipana de Letras. A posse do homem que começou a vida como tecelão, foi vigilante de escola e, nos últimos 50 anos, construiu um dos maiores grupos educacionais do Nordeste aconteceu na noite dessa segunda-feira, 15, no Salão de Festas Sônia Lima, Bairro Atalaia, zona sul de Aracaju.

O professor Uchôa assume a cadeira número 23 da ASL, que tem como patrono o jurista Ciro Franklin de Azevedo e como último sucessor o historiador e jornalista Luiz Antônio Barreto, considerado um dos maiores pesquisadores de Sergipe. “Luiz Antônio foi meu aluno e isso para mim é uma glória. Deixou o exemplo de dignidade, dedicação, humildade por excelência. É um marco que Sergipe não pode esquecer e eu me sinto honrado em poder sentar na cadeira que ele sentou e defender com unhas e dentes aquilo que ele defendia – a cultura, a história e a educação da nossa terra”, afirma o professor Uchôa.

Diretora do Instituto Tobias Barreto, a professora Raylane Navarro, viúva de Luiz Antônio Barreto, ressalta que tanto o último sucessor, quanto o novo titular da cadeira 23 da ASL são de origem humilde e, com estudo e trabalho, se tornaram referência naquilo que se propuseram como missão de vida.

“O professor Uchôa foi aquele com quem Luiz Antônio contou para fazer com que o produto de seu trabalho, o Instituto Tobias Barreto, sobrevivesse a ele. Além disso, o papel de agente cultural, para além de professor, escritor e reitor, dará orgulho a Academia Sergipana de Letras. Penso que tais motivos são mais do que suficientes para dizer que a cadeira número 23 da Academia tem, no professor Jouberto Uchôa de Mendonça, um legatário a altura de Luiz Antonio Barreto, aquele que com certeza deu muito orgulho a esta casa”, ressalta Raylane.

Para o presidente da ASL, José Anderson do Nascimento, a posse do professor Uchôa representa um momento de transformação dentro da Academia Sergipana de Letras. “É a chegada de um agente educacional, um empresário e professor militante, ligado à educação e à cultura também. A importância de Jouberto Uchôa dentro da sociedade é a atividade sociocultural que vem desenvolvendo ao longo de 50 anos, desde a fundação do Colégio Tiradentes. Ele entra na Academia com essa visão de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado”, avalia.

Biografia

Jouberto Uchôa de Mendonça nasceu em Aracaju, no dia 17 de setembro de 1936. Filho de uma merendeira e um motorista da rede pública, foi tecelão, balconista, auxiliar de laboratório e auxiliar de fiscal de cinema. Iniciou as atividades ligadas à educação em 1954, no antigo Ginásio Pio X, onde atuou como vigia, servente, inspetor de alunos, professor de matemática, secretário e diretor. Fez o curso comercial básico na Escola Técnica de Comércio Tobias Barreto e o curso de Contabilidade na Escola Técnica de Sergipe. É bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Administração de Unidades de Ensino.

Hoje o professor Uchôa é reitor da Universidade Tiradentes, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior do Nordeste, e preside o conselho do Grupo Tiradentes, mantenedor da Unit, em Sergipe; da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –, considerada pelo MEC como a melhor IES de Alagoas; e da Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe –, que possui cinco unidades de ensino, pesquisa e extensão em Recife.

Na luta incansável pela preservação da história do povo sergipano, o professor Uchôa mantém, além do Instituto Tobias Barreto – com acervo de mais de 30 mil itens, entre livros, fotografias, arquivos digitais e audiovisuais –, estruturas como o Memorial de Sergipe e o Centro de Memória Lourival Baptista – com um acervo de mais de 20 mil objetos – e o Laboratório de Imagens Lineu Lins de Carvalho, com mais de 500 mil fotos.

Produção Literária

O reitor da Unit chega à Academia Sergipana de Letras aos 76 anos. Sua vida literária começou em 2002, quando escreveu e publicou, em parceria com a pesquisadora Maria Lúcia Marques, a primeira edição de “Sergipe Panorâmico”, guia histórico, político, cultural e geográfico do Estado serve como importante fonte de pesquisa e que ganhou uma nova edição em 2009.

Ainda em parceria com Lúcia Marques, Jouberto Uchôa lançou outros dois livros. “Caminhos da Capital: 150 motivos para viver as ruas de Aracaju” foi publicado em 2007; “Universidade Tiradentes – do ginasial ao superior: 50 anos na educação brasileira”, em 2012. A quarta obra, “Jouberto Uchôa de Mendonça: vida & experiência” é a biografia do reitor, foi lançada no ano passado e tem coautoria de Luiz Antônio Barreto.

“Chegar à Academia Sergipana de Letras é um prêmio, um presente que recebo com imensa gratidão àqueles que sugeriram e aceitaram o meu nome. Tenham a certeza de que continuarei com o mesmo compromisso de defender e preservar o nome dos homens e mulheres que fizeram e fazem a história de Sergipe”, garante o professor Uchôa.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa.

Texto e imagem reproduzido do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário