domingo, 26 de março de 2017

Vida e a obra do historiador, jornalista e pesquisador Luiz Antônio Barreto

Foto reproduzida do coisasdesaocristovao.blogspot.com.br
Postada por MTéSERGIPE, para ilustrar artigo.

Vida e a obra do historiador, jornalista e pesquisador Luiz Antônio Barreto.

Trajetória

"Luiz Antônio Barreto é símbolo de sergipanidade. Ele deixou gravado para sempre em seus livros, crônicas, debates, pontos de vista um pouco do nosso Estado. É um homem sábio, inteligente, culto e acima de tudo amante e contribuinte da literatura e da nossa cultura", assim, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Roberto Antoniolli que se fez presente na ostentação definiu o escritor.

Na literatura, Barreto deixou marcas expressivas e escreveu diversos livros, mas também se destacou em outras áreas em que atuou. Em sua longa trajetória dentre outros cargos, Luiz Antônio também foi chefe da Assessoria Cultural da Secretaria da Educação e Cultura de Sergipe e depois secretário, foi superintendente de documentação da Fundação Joaquim Nabuco nos anos de 1987 a 1989 em Recife, Pernambuco. Assumiu por vários anos a diretoria da fundação cultural Augusto Franco, exerceu o papel de assessor da Presidência da Confederação Nacional da Indústria, diretor do Instituto Tobias Barreto e chegou a ocupar também cargos em Portugal, onde foi diretor do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

E sua trajetória é marcada também com participação e presidência na Academia Sergipana de Letras, ocupante da cadeira nº 28, nos biênios 1981 a 1983 e de 1983 a 1985, era ainda membro e orador do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, conselheiro dos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura do estado e membro da União Brasileira de Escritores (UBE)- Secção de Pernambuco.

"Luiz Antônio Barreto ao longo da sua vida, tão bem reavivada e apresentada hoje neste evento por seus amigos, mostra o quanto ele foi um homem honrado e que fez muito em prol da história e da cultura de Sergipe. Todas as homenagens são sempre bem-vindas e fico feliz por ter sido companheira de um homem brilhante e que será sempre eterno na história cultural do nosso Estado, do país e do mundo", disse a esposa Raylane Navarro.

Biografia.

Nascido na cidade de Lagarto, no dia 10 de fevereiro de 1944, filho de João Muniz Barreto e Josefa Alves Barreto, o jornalista, historiador e sociólogo Luiz Antônio Barreto estudou Direito em Aracaju e no Rio de Janeiro, onde também cursou a Escola Nacional de Música. Atuou nas áreas de educação, cultura, história, comunicação, literatura e folclore, exercendo assim, diversos cargos em instituições públicas e privadas, cuja dedicação lhe valeu uma bela contribuição intelectual.

Contribuições.

Na área museal, contribuiu efetivamente para a montagem de todas as Casas de Memória de Sergipe, destacando-se na implantação do Palácio Museu Olímpio Campos, Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Memorial do Judiciário e do Museu da Gente Sergipana.

O intelectual.

Luiz Antônio Barreto ocupou vários cargos públicos, divulgou Sergipe em nível internacional e recebeu diversas homenagens. E segundo Jacskon Silva Lima, um dos palestrantes, "este grande escritor tornou-se um personagem exponencial na cena social, educativa e cultural do nosso Estado. E pensar Sergipe foi sempre à tarefa diurna de Barreto, esta foi sua missão primordial enquanto vivente".

Fonte: Ascom ASN.

Texto reproduzido do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário