domingo, 19 de março de 2017

Registro da Posse de Murillo Melins, na Academia Sergipana de Letras






Clique nas fotos para ampliá-las.

Publicado originalmente no site da Agência Sergipe, em 15 de Agosto de 2015.

Posse do memorialista Murillo Melins na Academia Sergipana de Letras.

Melins passa a ocupar a cadeira de nº 27 na instituição, cujo patrono é Manoel Luiz Azevedo D` Araujo, em substituição à acadêmica Maria Lígia Madureira Pina

“É uma alegria muito grande representar, aqui na Academia, uma grande amiga, a historiadora Lígia Pina. Pretendo honrar a cadeira que ela deixou vaga. É uma aspiração de toda pessoa que mexe com cultura fazer parte da Academia e agora chegou este dia para mim”, disse o memorialista, que tem quatro livros lançados e se prepara para, em setembro, lançar o quinto...

Para o governador em exercício a posse de Melins na ASL agrega muito à instituição. “Não estou apenas representando o governador Jackson Barreto, mas fiz questão de participar desta solenidade, já que Murillo Melins foi pessoalmente levar o convite até nós, fazendo questão que estivéssemos aqui neste dia. Ele é um memorialista que tem muito carinho por Aracaju, uma figura extremamente simpática e que vai engrandecer a Academia Sergipana de Letras”, afirmou Belivaldo Chagas.

Segundo o acadêmico Jouberto Uchôa de Mendonça, responsável por saudar o novo imortal, Melins dedicou a sua vida à preservação histórica da memória de Aracaju. “O cidadão que tenho a honra de saudar honrará e tem muito a contribuir a essa Casa, como fez em toda função que ocupou na sua vida. Ele têm uma produção intelectual imensurável e registrou a memória histórica da bela Aracaju, principalmente nos últimos 70 anos”.

O evento, realizado no Terraço da Biblioteca Jacinto Uchôa da Universidade Tiradentes (Unit),  na Farolândia, em Aracaju, contou  com a presença dos membros da ASL, entre eles o presidente da Academia,  José Ânderson Nascimento, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, o ex-governador Albano Franco e a secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju, professora Marlene Alves Calumby. Também prestigiaram a solenidade, o secretário de Estado da Cultura Elber Batalha, o desembargador aposentado, Artêmio Barreto e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Euza Missano.

Histórico

Murillo Melins nasceu em Neópolis, antiga Vila Nova, em 22 de outubro de 1928, radicou-se em Aracaju, trabalhou nos correios e é funcionário público (auditor municipal) aposentado.  O memorialista é autor de “Aracaju Romântica que vi e vivi”.

Murillo Melins se descreve como um “verdadeiro contador de histórias” e revelou aspectos particulares da capital de antigamente. “As pessoas acordavam com o canto do galo, era uma cidade muito calma, íamos dormir muito cedo também”, diz. Murillo descreve com maestria a Aracaju das décadas de 1940 e 1950.

Segundo o falecido intelectual Luiz Antônio Barreto, Murillo Mellins realiza um trabalho incansável que o fez curador das memórias aracajuanas.

ASL

A Academia Sergipana de Letras (ASL) é a instituição literária sergipana que tem por finalidade o cultivo e o desenvolvimento das letras em geral e colaborar na elevação das artes e da cultura do Brasil e, de modo particular em Sergipe. A ASL foi fundada em 01/06/1929. A Instituição se inspirava na Academia Brasileira de Letras e contava com 16 cadeiras para os sócios acadêmicos. Em 1931, a ASL atinge o número definitivo de 40 membros efetivos e 20 correspondentes.

Em oito décadas, diversos intelectuais passaram pelas cadeiras da Academia Sergipana de Letras, personalidades como João Freire Ribeiro, Gonçalo Rollemberg Leite, Dom José Brandão de Castro, José Sebrão Sobrinho, Clodoaldo Alencar, entre outros autores de expressão cultural do estado.

Entre as atividades da Academia figuram palestras, cursos, concursos literários, seminários, além da publicação da Revista e de livros de autores sergipanos. Promove, ainda, a preservação e a divulgação da Literatura e de outras manifestações culturais, mantendo intercâmbios com entidades culturais brasileiras e estrangeiras, para o desenvolvimento cultural do povo sergipano. O atual presidente é o jurista José Ânderson Nascimento.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário