quinta-feira, 30 de março de 2017

Passo de Protesto de uma Mulher

Foto: Marinho Neto.

Romance sergipano - O Passo de Estefânia.

Passo de Protesto de uma Mulher.
Por Valéria Araújo.

Núbia Nascimento Marques, escritora sergipana em destaque pela qualidade de sua obra e pela personalidade forte que possuía, engajada com as questões sociais e acima de tudo corajosa em denunciar na ficção ou na vida real os problemas enfrentados pelos oprimidos, pessoas desprotegidas que só contam com a sorte e a boa vontade das autoridades.

Núbia foi romancista, poeta, jornalista, professora e assistente social atuante em todas essas áreas de maneira fervorosa e com muita dedicação e afinco.

Publicou várias obras entre elas: Sinuosas em carne e osso (1961), Berço de Angústia (1967), Baladas do inútil Silêncio (1965), Máquinas e lírios (1971), O passo de Estefânia (1980), esta última alvo do nosso trabalho.

Em O Passo de Estefânia, Núbia nos presenteia com uma narrativa bela, uma história que nos prende a atenção do começo ao fim, não por ser um romance romântico, uma história de amor entre um casal, mas uma declaração de amor pela sua profissão – a de assistente social – e a paixão pelas letras, pela literatura que é o caminho encontrado pela autora para desabafar, denunciar aquilo que a incomoda, que lhe causa um mal estar gigantesco. Por viver em uma época de repressão onde tudo que se fala passa por uma censura, é recriminado e corre-se o risco de pagar caro por não ter “papas na língua” é só através da Literatura que a autora sente-se mais livre para expor seus pensamentos, suas ideias e emoções e faz isso com maestria, seduz o leitor no primeiro momento da leitura de sua obra.

“Na verdade eu sou menos dona de mim. Que liberdade é esta que só encontro nos livros e no discurso abestalhado e imbecil de todos que curtem o horror?” (Pág. 80).

O PASSO DE ESTEFÂNIA é um texto enxuto, objetivo, a linguagem se aproxima do coloquial sem perder a clareza e a habilidade da narrativa que flui tranquilamente aos olhos do leitor.Vale a pena, amigo visitante, conhecer essa obra que me deixou apaixonada por essa grande escritora sergipana.Quando meu professor de Literatura indicou este livro para fazer um trabalho, ele disse para mim que eu iria gostar muito, mas não imaginava que seria amor á primeira página, pois é, realmente fiquei impressionada com a narrativa clara e ao mesmo tempo poética, comovente. Viajei no tempo e conheci um pouco do trabalho bonito de uma dedicada assistente social.Fica aqui como minha dica de leitura!

Texto reproduzido do blog: valeriaaco.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário