quinta-feira, 23 de março de 2017

Novo Memorial de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões- Alese.

Publicado originalmente no site da Folha de Sergipe, em 01/02/2017.

Alese irá compor acervo do novo Memorial de Sergipe.

O Memorial de Sergipe terá novas instalações. E para compor o vasto elenco que retrata a memória de Sergipe, o magnífico Reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), prof. Jouberto Uchoa de Mendonça, esteve na manhã de hoje, 01, no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa( Alese), Luciano Bispo, e o ofertou uma sessão exclusiva para a Alese, cenário a qual será composto pela galeria dos ex-presidentes da Casa Legislativa, bem como a trajetória política de cada um dos integrantes.

De acordo com o presidente da Alese, o professor Uchoa sempre foi gentil com a Alese. “Só temos a agradecê-lo. Realizamos no Estado o maior encontro da UNALE, a qual ocorreu nas instalações da UNIT, contamos com essa parceria. Uchoa vem a essa casa com a disposição de resgatar a história do povo sergipano, irá expor a história dos presidentes que passaram pela Casa Legislativa, a fim de, através de dados e fotos, contar a história desta casa, do nosso povo. Nesse momento colocamos também a disposição do Memorial de Sergipe à TV Alese , para que, por meio do canal aberto, conte a história do povo de Sergipe”, enfatizou Luciano Bispo.

Segundo lamentou professor Uchoa, muitos patrimônios arquitetônicos na capital viraram estacionamentos. Pensando nisso, reitor anunciou que a UNIT, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, restaurará o prédio do Palácio Inácio Barbosa: arquitetura civil urbana, do século XXI, e inaugurado em 1920.

Uchoa ressaltou que benefício levará o Memorial de Sergipe para o Centro Histórico da capital sergipana, “ É único prédio não está restaurado, e que se encontra depredado. Nós vamos restaurá-lo e colocaremos no Memorial de Sergipe uma sessão em homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Legislativa, são pessoas que se dedicaram e trabalharam para o bem do nosso Estado. A prefeitura de Aracaju nos convidou pra restaurar o prédio da antiga prefeitura, o Inácio Barbosa. Ele será restaurado em seis meses, e abrigará o Memorial de Sergipe, que atualmente possui mais de 20 mil objetos bibliográfico, iconográfico e museológico”.

Com muito orgulho, o professor Uchoa narrou o elenco existente no memorial. “No acervo tem peças de 12 mil anos, do doutor José Augusto Garcez, que colecionou acervo de todos os primeiros índios que habitaram em Sergipe. Temos no acervo a relação de todos os sergipanos que foram e voltaram da 2ª Guerra Mundial, e lista dos que estão no cemitério da Pistóia. Ainda, acervo de dois irmãos sergipanos, Valter e Álvaro Paz, autoridades da guerra. Onde, em 2004, Valter faria 100 anos, não teve nenhuma manifestação daqui do Estado e do país”

“Outro sergipano que foi pra guerra se oferecendo foi o sargento Zacarias, que junto com dois americanos, ganhou uma das quatro medalhas mais famosas do mundo. Morreu e só tinha a família no velório. Com um orgulho incrível, Zacarias participava dos desfiles de 7 de Setembro exibindo a medalha da guerra. Temos tudo isso preservado, junto a uma biblioteca incrível”, contou o reitor da Unit, enfatizando que, “ Ninguém ama o que não conhece. Se os jovens não veem, não sabem, como é que eles vão se preocupar e gostar?”, indagou o professor Jouberto Uchoa.

Além da nova ala da Alese no Memorial de Sergipe, o professor falou que acervo receberá peças do lutador sergipano, o Maguila, e ainda, programações exibidas há décadas pela TV Aperipê. “Nosso memorial tem um acervo ponderado, temos o acervo da Polícia Militar de Sergipe, as pinturas em pratos de porcelana e azulejo de Rosa Faria, uma arte considerada única no mundo. Não posso deixar que a nossa memória morra”, afirma Uchoa.

Na ocasião, o diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio, apresentou a planilha da Programação da TV Alese ao professor Uchoa, e revelou que alguns programas da Tv serão exibidos com o apoio da Universidade Tiradentes, aliado ao Memorial.

Sairemos de um público de 5 mil para 1 milhão com o alcance da TV Alese em sinal aberto. Com esse material do Memorial de Sergipe, iremos levar para os sergipanos todo esse acervo para que a sociedade o conheça. A TV Alese garantirá que os sergipanos de hoje e de amanhã conheçam a nossa história. A programação está sendo formatada, teremos programas que valorize os idosos, às crianças, o Meio Ambiente, o Esporte, a Educação. Enfim, serão programas com vários segmentos e que contemplarão a sociedade sergipana. A Tv Alese com o seu canal aberto irá mostrar aos sergipanos o que nós temos”, comemora o diretor.

Por Agência Alese de Notícias.

Texto e imagem reproduzidos do site: folhadesergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário