sábado, 26 de setembro de 2015

Academia de Letras de Aracaju é instalada

Foto: Ascom.

Infonet > Cultura > Noticias > 25/09/2015.

Academia de Letras de Aracaju é instalada
Tem como presidente o professor, escritor e poeta Gustavo

A cultura sergipana ganhou um novo espaço de difusão na última quinta-feira, 24, com a instalação da Academia de Letras de Aracaju (ALA). A cerimônia, realizada no Auditório da Sociedade Semear, contou com a presença de importantes nomes dentro do Estado.

Fundada oficialmente em 18 de abril de 2015, a ALA tem como presidente o professor, escritor e poeta Gustavo Aragão. Segundo ele, a academia busca manter o vínculo imprescindível com a cultura, almejando a autenticidade, o movimento, a integração e a harmonia. “Apesar de conservar princípios tradicionais, a Academia pretende ser dinâmica, interligando saberes numa atmosfera de plena paz entre seus membros. Além disso, a ALA tem como patrono um dos mais renomados poetas de Sergipe, o saudoso Santos Souza”, relatou.

Dois diretores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estão entre os 20 membros fundadores da Academia, que é composta por escritores, artistas, professores, historiadores, poetas e jornalistas. O diretor de Fomento e Política Cultural, Lindolfo Amaral tem como patrono o ator Mariano Antônio e o diretor de Formação Edição e Memória, Mário Britto, tem o artista plástico, Jenner Augusto.

Segundo Lindolfo Amaral, participar da Academia de Letras de Aracaju é uma honra, na medida em que divide espaço com vários outros colegas das letras e das artes. “A pluralidade é o que compõe essa Academia. É uma honra estar ao lado de nomes como Ilma Fontes, Mario Britto, Antônio da Cruz, e tantos outros”, contou.

Da mesma forma, para Mário Britto, fazer parte do seleto grupo que integra a Academia é uma honra, ainda mais por ter como patrono o artista plástico Jenner Augusto. “A Academia tem o objetivo de congregar. Quando você tem um projeto e ele é levado para um espaço como este, você realiza com muito mais garra. Então estar hoje como membro da Academia é motivo de muita satisfação pessoal e quero colocar esse meu tempo, a minha dedicação para a cadeira que ocupo, a cadeira de Jenner Augusto”.

Patrono da Academia

Numa reunião realizada no dia 17 de julho, com a presença dos membros fundadores, onde foi definida a data para instalação solene e pública, e os nomes dos patronos das primeiras 20 cadeiras foram indicados e aprovados, definiu-se o poeta Santo Souza como o patrono da Academia.

Para a Secretária Geral da ALA e neta do patrono, Ilmara Cristina, a Academia de Letras de Aracaju vem para somar e para fomentar ainda mais a cultura dentro da Capital e de Sergipe. “Nós estamos trazendo para as cadeiras da academia nomes maravilhosos que vem trabalhar para sociedade sergipana, para fomentar ainda mais a cultura. É uma alegria para mim como neta do poeta Santo Souza estar dentro da academia e ele ser o patrono da academia, é algo inigualável, não dá nem para mensurar a alegria deste momento”.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário