terça-feira, 29 de setembro de 2015

Engenhos que teimam em contar histórias


Fotos: André Moreira

Publicado originalmente no site Jornal da Cidade.Net, em 27/08/2012.

Engenhos que teimam em contar histórias.

Construções imponentes encravadas em Santa Luzia contam a história do ciclo da cana-de-açúcar.

O ciclo da cana-de-açúcar teve grande importância para a economia sergipana e hoje parte desta história sobrevive nas edificações remanescentes no município de Santa Luzia do Itanhi. Reconhecendo essa importância, percorremos o município em busca de alguns de seus antigos engenhos que ainda nos contam histórias de outrora.

O primeiro deles encontramos à margem direita da rodovia que corta Santa Luzia, em direção à Linha Verde. O Engenho Castelo, atual Fazenda Castelo, construído no século XIX, chama atenção pela sua imponência e beleza. Some-se a isso suas duas chaminés, sendo uma delas de dimensões monumentais. Embora a fazenda se imponha ao visitante como de atividade pecuária, seu conjunto em perfeito estado de conservação, inclusive em seu interior, é um exemplar do que foram as grandes propriedades produtoras de açúcar em Sergipe.

Seguindo pelo mesmo caminho chegamos ao Engenho São Félix, tombado pelo Estado, em janeiro de 1984, uma das maiores e mais preservadas construções do gênero em Sergipe. Além do tamanho e da conservação, chama a atenção à facilidade de acesso e a receptividade dos encarregados de cuidar da propriedade, que abriram as portas da casa-grande para que pudéssemos apreciar seu interior. Nele, a sensação é a de que voltamos no tempo e nos tornamos personagens de uma história construída ao longo dos quase quatro séculos de existência do São Félix.

A nossa busca continuou e desta vez embrenhamos pelas estradas de piçarra da zona rural de Santa Luzia. Distando apenas dois quilômetros da rodovia, no caminho entre o Castelo e o São Félix, está o Engenho Antas. Segundo Loureiro (2005, p.49) no passado “o conjunto arquitetônico era composto pelo engenho, uma capela e três casas”. Lá chegando, vimos a grande chaminé e ao lado uma edificação em evidente processo de arruinamento, mas com uma beleza perceptível em detalhes. Dos itens principais ainda resistem a casa-grande e a capela erguida sobre uma pequena colina. Uma primeira observação, ainda que a distância denota que interferências descaracterizaram as edificações, mas, ainda assim, o que restou do conjunto e a paisagem bucólica onde ele se encontra, estão impregnados por uma atmosfera que nos remete às memórias daquele lugar.

A decepção desse roteiro ficou por conta do Engenho Cedro. À sua casa-grande, Loureiro (2005, p.46) se refere como “uma relíquia sergipana de um dos raros exemplares da arquitetura brasileira de casa-grande associada ao engenho, integrados num único edifício”.

Certamente a casa do Cedro é, de todas por nós visitadas, a que guardava com mais fidelidade suas características originais. Atualmente ela está em ruínas, pois foi demolida por estar ameaçando desabar. Fato semelhante ocorreu alguns anos antes com a chaminé do engenho, que também foi derrubada antes que ruísse. Restou da casa-grande do Cedro, parte da sua história sob escombros. Contudo, se houver algo que possa ser feito, remanescem do conjunto as casas mais modestas no entorno da construção principal, que abrigam trabalhadores da atual fazenda, o curral e os restos do maquinário do engenho anexo a casa.

Pessoas que habitaram e fatos que ocorreram nos, ou ligados aos engenhos sergipanos, podem ser conhecidos por meio da leitura de obras de pesquisadores da História de Sergipe. Maria Thétis Nunes, Orlando Dantas, Armindo Guaraná, Clodomir Silva, Fernando Soutelo, Terezinha Oliva, dentre outros que deixamos de citar, não pela injustiça do esquecimento, mas pelos limites deste espaço. Como ainda temos histórias para contar, vamos retornar ao nosso ponto de partida, para que possamos explorar melhor o potencial arquitetônico do Vale do Cotinguiba. Vamos a Maruim, Riachuelo, Divina Pastora e Laranjeiras, encerrando nestes municípios o nosso roteiro de turismo histórico de Sergipe.

* Colaboração: Danielle Virginie Santos Guimarães- Mestre em Educação e professora substituta do Núcleo de Teatro da UFS.

Texto e imagens reproduzidas do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário