domingo, 20 de setembro de 2015

Canhões do Museu Histórico passam por manutenção

Foto: Divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 18/09/2015.

Canhões do Museu Histórico passam por manutenção
Medida visa dar melhores condições de preservação das peças

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), está realizando um processo de manutenção dos canhões e balas do Museu Histórico de Sergipe, localizado na Praça São Francisco, em São Cristóvão. Orientada pelo Ministério Público do Estado, a medida visa dar melhores condições de preservação das peças.

Esta semana, os 11 canhões e 12 balas do século XIX começaram a receber um tratamento químico de conservação preventiva, que irá amenizar os efeitos e desgastes do tempo. O processo começa com a retirada da ferrugem, seguida da hidratação das peças e selagem com cerra de carnaúba.

“Cada peça leva um tempo específico para ser tratada, pois a reação dos químicos usados na retirar da ferrugem, varia de acordo com o estado de conservação e tempo de existência dos canhões, já que eles são de diferentes períodos. Nossa expectativa é que todo o processo seja realizado em até cinco meses”, informou o restaurador responsável pelo projeto, Henrique Braga.

O projeto também inclui a confecção de novas carretas de madeira de maçaranduba, que servirão de suporte para os canhões. As peças seguem o modelo das originais, mantendo uma uniformidade com as mesmas características das carretas originais. “Além de contribuir com a conservação, pois evita o contato direto das com o chão, as carretas facilitarão o manejo e remoção dos canhões que são muito pesados”, acrescenta o restaurador.

Atualmente os canhões e as balas de munição estão concentrados no pátio interno do Museu. Com a manutenção, as peças serão transferidas para uma sala fechada, evitando exposição às variações climáticas.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário