sábado, 12 de setembro de 2015

SE na abertura dos Jogos Escolares da Juventude (2015)


Infonet > Educação > Noticias > 04/09/2015.

SE na abertura dos Jogos Escolares da Juventude.

Abertura empolga público ao som do forró nordestino.

A Solenidade de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude para atletas entre 12 e 15 teve início na noite da última quinta-feira, 3, com apresentações artísticas da Companhia Cordapés que, ao ritmo do autêntico forró pé de serra, contagiou todos que compareceram ao Ginásio Esportivo Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), cidade que está sediando o maior evento esportivo escolar do país.

Aluno atletas de todo o Brasil e também da Argentina, delegação convidada, participaram do evento. O estudante João Gabriel, do Coesi, que disputa na modalidade natação, foi o porta-bandeira de Sergipe conduzindo mais dez componentes da delegação sergipana, durante o desfile de apresentação.

O diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner declarou durante a solenidade a importância do esporte para a juventude. "A intenção do Comitê Olímpico do Brasil é contribuir para a transformação social através do esporte e proporcionar a esses jovens atletas de todo o país a demonstrar suas habilidades e potencialidade. Parabéns a todos vocês que já são vencedores em participar do maior evento do esporte estudantil do Brasil", disse Hubner.

O secretário de Esporte de Fortaleza, Márcio Lopes, abriu oficialmente os Jogos Escolares da Juventude. "Fortaleza deseja a todos boas vindas e bom campeonato. Somos um povo hospitaleiro e receber esses jovens atletas que são as maiores autoridades presentes neste evento, é um exemplo de que o esporte pode transformar realidades e contribuir para a formação de um cidadão íntegro", declarou o secretário.

O ponto alto da festa foi o acendimento da Pira Olímpica que foi trazida por Ginga, o mascote das Olimpíadas Rio 2016 e revezada entre os atletas olímpicos: Vanderley Cordeiro, do atletismo; Lígia Silva, tênis de mesa; Ana Paula, Ciclismo; Antoine Joude, luta olímpica; Luísa Matsuo, ginástica rítmica; Joana Maranhão, natação e Luciano Correia, judô.

A cerimônia contou também com a participação do atleta escolar Natanael Pereira, que junto com os atletas olímpicos, acendeu a chama que ficará acesa durante todo o campeonato.

Emoção

Ser um grande atleta e trazer vitórias para Sergipe é o que pretende o aluno atleta João Gabriel. O jovem era só alegria e emoção ao entrar na quadra segurando a bandeira de Sergipe. "Para mim é uma alegria muito grande e uma responsabilidade maior ainda. Nesse momento estou representado meu estado, minha escola, e todos os alunos atletas sergipanos. Vou me esforçar bastante para trazer uma medalha para meu estado", afirmou o estudante que compete na modalidade natação.

A professora Maria Auxiliadora Pires, chefa da Delegação Sergipana e do Departamento de Educação Física da Seed, confessou se sentir realizada com a participação dos sergipanos no evento. "É a sensação do dever comprido ver esses jovens aqui representando Sergipe. Eles foram classificados durante os Jogos da Primavera que estimula a prática do esporte nas escolas e possibilita demonstrarem todo seu potencial para o país inteiro. É o momento maior do esporte escolar de Sergipe e do Brasil", declarou.

Jogos Escolares da Juventude

A realização dos Jogos Escolares da Juventude é fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Ministério dos Esportes. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e apoio do secretário Jorge Carvalho, garantiu quatro ônibus para levar a delegação sergipana ao campeonato que reúne mais de 4 mil estudantes de todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/educacao

Foto: Ascom Seed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário