sábado, 12 de setembro de 2015

Desfile cívico de 7 de setembro de 2015





Infonet > Educação > Noticias > 07/09/2015.

Desfile cívico: Escolas fogem do patriotismo em Aracaju.

Pouco se viu bandeiras de Sergipe ou do Brasil na avenida.

Terminou no início da tarde desta segunda-feira, 7 o desfile das escolas em alusão ao Dia da Independência do Brasil. O tema proposto este ano pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) foi “Pátria Educadora”, mas a impressão passada pelas escolas foi de que não entenderam muito bem. O que se viu foi o desfile apenas das bandas marciais, que preferiram fazer uma homenagem aos cantores sertanejos, de forró e de música popular brasileira (MPB). O secretário de Estado de Educação, Jorge Carvalho, destacou a diversidade existente no país.

“Não sei se é porque não sou mais moderno que estranhei um pouco. Prestei bem atenção e não ouvi as bandas tocarem o Hino da Independência, de Sergipe ou o Hino do Brasil. E a maioria das escolas não trouxe as bandeiras do Brasil e do nosso estado. Quem salvou foi o desfile militar. Os jovens de hoje não estão mais aprendendo na escola o amor à Pátria”, lamenta o aposentado Joaquim Pereira pedindo para não ser fotografado.

Indagado sobre uma descaracterização no tema proposto pela SEED/SE, o secretário Jorge Carvalho foi enfático:

“Esse é o seu entendimento. Acho que todas as coisas representam. O país é uma diversidade, há aqueles que pensam e exprimem seu pensamento no Grito dos Excluídos, há aqueles que exprimem a sua forma de pensar, celebrando a Música Popular Brasileira. São formas distintas de celebrar, o importante é que o somatório de tudo é a celebração do Dia da Pátria”.

Por Aldaci de Souza.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/educacao

Fotos: Portal Infonet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário