domingo, 13 de setembro de 2015

Instituto Tobias Barreto amplia divulgação da cultura sergipana

 Luiz Antônio Barreto, fundador do ITB.


 Acervo do ITB, memórias do filósofo Tobias Barreto.

Publicado no Jornal Contexto, em 16 de dezembro de 2011

Instituto Tobias Barreto amplia divulgação da cultura sergipana.

Fonte de informação e preservação da cultura, o Instituto Tobias Barreto carrega na sua história 27 anos a serviço dos sergipanos. Guardião da memória do filósofo sergipano Tobias Barreto, o ITB vive um momento de glória, depois da tempestade que o ameaçou fechar as portas este ano.

Em virtude de problemas de manutenção, o Instituto que abriga um acervo com mais de 25 mil títulos que contam a história de Sergipe, corria o risco de ser fechado. O que não ocorreu devido à sua transferência para a Universidade Tiradentes (Unit).

Sem incentivo do poder público e da esfera privada, uma nova expectativa surgiu quando a Unit abraçou a causa do pesquisador e fundador do ITB, Luiz Antônio Barreto e acolheu o Instituto. A reinauguração aconteceu no dia 7 de novembro e foi pontuada com a presença de personalidades da vida cultural e política sergipana.

De acordo com o pesquisador Luiz Antônio Barreto, a localização da antiga sede do Instituto não era tão favorável à sua proposta de divulgação da obra de Tobias Barreto e das culturas erudita e popular quanto a Unit. “A qualidade do local gera melhores condições para o acesso. A universidade é o local mais adequado, já tem uma clientela dentro”, afirma Luiz Antônio Barreto.

Funcionando a todo vapor, sob a coordenação do pesquisador, na Biblioteca Central da Unit, o ITB mantém em seu acervo mais de 30 mil itens, entre livros, fotografias e discos. Além de registros históricos nacionais, trabalhos acadêmicos e de pesquisas, feitos pelo próprio Instituto. Sob a orientação de Luiz Antônio Barreto, a nova sede do ITB ampliou o campo de divulgação da cultura local, atingindo praticamente todo o Estado. A proposta da divulgação do Instituto foi beneficiada com um acervo multiplataforma, contando com a exposição de jornais, microfones, discos de vinil, além de uma sala para divulgação das produções de artistas, escritores e acadêmicos sergipanos. A sala está equipada com aparelhos que permitem ao visitante ouvir e ver os registros da coleção.

A sala, que fornece de CDs dos ritmos “Chegança” e “Taieira” até folhetos de arte, conta com uma decoração que divulga artistas, escritores e acadêmicos de Sergipe. Dentre os homenageados, a historiadora Maria Thétis Nunes e o artista plástico Cândido Aragonez de Faria. “O meu desejo é que o estudante venha aqui e veja uma imagem, uma capa de livro para que ele talvez se interesse por essas figuras”, declara Luiz Antônio Barreto.

Além de preservar e divulgar a memória de Tobias Barreto, trabalhar pesquisando, reunindo e divulgando seu pensamento, sua obra e sua atualidade, o Instituo tem também como objetivo colocar Sergipe em evidência, estudar a cultura sergipana e tornar conhecidos os autores sergipanos, destacando os traços da sergipanidade.

O estudante de Direito da Unit, Erasmo Marinho Filho, 24 anos, acredita que a instalação do ITB numa instituição de ensino é positiva. “O instituto é de suma importância para o Estado, uma vez que, a única coisa que levamos para toda vida é o conhecimento, a sabedoria. E nada melhor que sabermos sempre mais do nosso povo, da nossa gente, da nossa história”, observa Marinho.

Ainda segundo o acadêmico, a Unit cumpre seu papel social, “com a atitude louvável da Unit, a nossa história permanece viva, aberta e com um fator positivo, muito mais acessível agora até para os estudantes da própria instituição”, encerra.

Além do ITB, a Unit apoia acervos de outros sergipanos, como os que divulgam as obras de Nestor Piva, Rosa Machado, Lourival Baptista e do fotógrafo Lineu.

O Instituto Tobias Barreto funciona de segunda a sexta, no horário de funcionamento da Unit. Conheça o ITB: Avenida Murilo Dantas, nº 300, bairro Farolândia ou agende uma visita através dos telefones (79) 3218 2186 ou 0800 729 2100.

Saiba mais sobre a história de Tobias Barreto em:
http://iaracaju.infonet.com.br/direitoepoesia/tobiasbarreto_biografia.asp

Por Dafnne Victoria do Nascimento.
Fotos: Portal Infonet.
Editora: Samara Menezes.

Texto e imagens reproduzidas do blog: jornal-contexto.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário