sábado, 26 de setembro de 2015

Exposição marca os 49 anos da Galeria Álvaro Santos

Foto: Funcaju.

Infonet > Cultura > Noticias > 25/09/2015.

Exposição marca os 49 anos da Galeria Álvaro Santos
Exposição Visitando o Passado segue até o fim de outubro

Em 26 de Setembro, há 49 anos, o Prefeito Godofredo Diniz inaugurava a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS). A primeira Galeria de Arte oficial do Estado de Sergipe foi patrocinada pelo poder público do município e vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). E para comemorar essa data foi aberta na noite de ontem, 24, a exposição intitulada de "Visitando o Passado". Composta por obras de artistas consagrados no cenário das artes plásticas, perpetuando assim a memória de nomes como Jota Inácio Horácio Hora, Antonio Maia, François Hoald, entre outros.

O diretor da Galeria, Luiz Adelmo, falou sobre a importância da unidade da Funcaju para Sergipe em todos esses 49 anos de existência. "Desde a sua criação a Galeria tem o dever de ser vitrine dos artistas sergipanos, aqui é o local onde eles encontram a oportunidade de mostrar o que desenvolve em seus ateliês. Sendo uma instituição do poder público, não é um local de venda, mas sim uma ponte entre o artista e o comprador. E essa comemoração de hoje é uma oportunidade de mostrar ao público jovem um pouco do que já se passou por aqui".

A professora de artes visuais, Lizandra Oliane, parabeniza a galeria e fala do incentivo que ela dá aos novos e velhos artistas. "A Álvaro Santos é um espaço muito acolhedor, onde ocorrem encontros dos consagrados e dos iniciantes artistas. Como professora, percebo que os alunos ficam estimulados a também produzir para poder expor aqui. Além, de formar futuros curadores, os estagiários que passam por aqui tem a oportunidade de aprender a montar exposições e isso nos da a certeza de continuidade".

Andres Santos, que já frequenta a Álvaro Santos, veio prestigiar a noite a convite de uma amiga e ficou encantada com as obras que encontrou. "A GAAS sempre nos da à oportunidade de conhecer os melhores do nosso Estado, tantos os que estão surgindo como os que já são consagrados e essa exposição em comemoração aos 49 anos de existência é a prova disso. Hoje podemos fazer um passeio na história artística de Sergipe e estou muito feliz em poder fazer parte dessa comemoração", diz.

O espaço realiza com frequência exposições de artistas locais, nacionais e internacionais, incluindo também lançamento de livros, exposições de telas e esculturas, além de debates e saraus.

A exposição seguirá até o final de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados das 9h às 13h, na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, centro de Aracaju. Mais informações pelo fone: (79) 3179 - 1308.

Fonte: AAN.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário