terça-feira, 29 de setembro de 2015

Exposição do Corredor Irmão abordará cultura indígena

Foto: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 28/09/2015.

Exposição do Corredor Irmão abordará cultura indígena.

Tela de J. Inácio irá compor a mostra.

“Em Terras do Cacique Serigy” é o tema da nova exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que será lançada nesta sexta-feira, 02 de outubro, às 11 horas. A personalidade homenageada desta mostra será a escritora, pesquisadora e professora sergipana, Beatriz Góis Dantas.

Mestra em Antropologia Social e professora emérita da Universidade Federal de Sergipe, Beatriz Góis Dantas é membro da Academia Lagartense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Pesquisadora nas áreas de folclore, cultos afro-brasileiros, etno-história indígena e artesanato, Beatriz publicou vários livros como “A Taieira de Sergipe” (1972), “Vovó Nagô e Papai Branco: usos e abusos da África no Brasil” (1988), “Rendas e Rendeiras no São Francisco: estudos e documentos sobre a renda de bilro de Poço Redondo” (2006) e “Mensageiros do lúdico” (2013).

Desta vez, sete artistas participam da exposição que reuni telas, esculturas, fotografias entre outros, com curadoria do diretor de Formação Edição e Memória da Secult, Mário Britto. Na abertura da exposição, haverá a apresentação Toré, ritual de dança indígena do povo Xokó que também participa da mostra com artesanatos característicos das tradições da tribo. A exposição “Em Terras do Cacique Serigy” segue aberta ao público até o dia 03 de novembro.

Corredor Irmão

Inaugurado em junho deste ano, o Corredor Cultural Wellington Santos (Irmão), tem como objetivo a valorização do artista sergipano e o fomento para a subsistência das manifestações artísticas. Mensalmente um novo artista, de todas as áreas da cultura, pode expor sua obra no Corredor, devendo, os interessados, requerer junto à equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura pelo telefone (79) 3179-1916.

Serviço:
Exposição: Em Terras do Cacique Serigy
Homenageada: Beatriz Góis Dantas
Lançamento: sexta-feira, 02 de outubro de 2015
Horário: 11 horas
Local: Corredor Cultural Wellington dos Santos “Irmão”, Secult
Endereço: Rua Vila Cristina, 1051 - Treze de Julho, Aracaju - SE.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário