terça-feira, 22 de setembro de 2015

Museu da Gente Sergipana realiza 9ª Primavera dos Museus

 Foto: Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 21/09/2015.

Museu da Gente Sergipana realiza 9ª Primavera dos Museus
Programação especial na Primavera dos Museus

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda realizará de 22 a 27 de setembro a 9ª Primavera dos Museus. Através de uma programação especial voltada para o tema 'Museus e Memórias Indígenas', o Museu da Gente promoverá uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos povos indígenas, importantes ícones na construção da identidade nacional e um dos maiores patrimônios existentes no Brasil. A Primavera dos Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM) e que desde 2007 acontece em instituições museais de todo o Brasil.

No Museu da Gente Sergipana, a semana contará com diversas atividades relacionadas à temática. Haverá exibição e roda de conversa sobre o filme 'O Povo Xokó', da produtora audiovisual Gabriela Caldas; apresentação teatral dos espetáculos 'I-Juca Pirama' e 'Programa de Índio' seguidas de rodas de conversa, com os alunos do curso de Teatro da UFS inseridos no programa PIBID, sob a orientação da professora Letícia Andrade; Exposição 'Herbário Xokó', composta por plantas medicinais utilizadas pelo povo Xokó de Sergipe, com mediação dos educadores do museu; além da ação educativa 'O que eu pesco com meu Jereré, jogo educativo sobre a memória e a cultura Xokó, também realizada pelos educadores do Museu da Gente.

Toda a programação é gratuita e voltada para o público em geral. Para participar da ação educativa 'O que eu pesco com meu Jereré' e fazer visita mediada pela exposição 'Herbário Xokó' é necessário agendar a participação dos grupos através do telefone (79) 3218-1551. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se.

A Primavera dos Museus é realizada conjuntamente entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. A temporada de eventos acontecerá em 393 cidades brasileiras, incluindo seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, dentre outros. Este ano, o tema escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura possibilita reflexões sobre os museus como espaços importantes para guardar e transmitir as histórias e memórias destes povos...

Fonte: Ascom Instituto Banese/Museu da Gente Sergipana.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário