domingo, 13 de setembro de 2015

Luiz Antônio Barreto (1944 - 2012), fundador do Instituto Tobias Barreto.

Foto reproduzida do site: graccho.com.br

Luiz Antônio Barreto (1944 - 2012)

Luiz Antonio Barreto nasceu no município de Lagarto, no dia 10 de fevereiro de 1944, filho de João Muniz Barreto e Josefa Alves Barreto. Fez o curso primário na Escola Rural em Pedrinhas e o ensino médio no Colégio Tobias Barreto, em Aracaju. Vítima de perseguição política, sua família morou em diversos municípios de Sergipe, da Bahia e ainda na cidade do Rio de Janeiro.

Jornalista e historiador, estudou Direito nas Faculdades de Direito de Sergipe, em Aracaju, e na Nacional, do Rio de Janeiro, assim como cursou a Escola Nacional de Música, também no Rio de Janeiro. Como jornalista exerceu atividades de repórter, colunista, redator, diagramador e secretário de redação dos jornais sergipanos Correio de Aracaju, Folha Popular, Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal e A Cruzada, no período de 1959 a 1971. Foi diretor da Revista Perspectiva (1966-1967) e colaborador de vários periódicos de Aracaju, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Teresina, Porto Alegre, Maceió, e da revista Il Moderno, de Milão, na Itália. Também foi colunista do Portal Infonet.

Atuou nas áreas de educação, cultura, história, comunicação, literatura e folclore, exercendo cargos em instituições públicas e privadas, entre os quais o de assessor Cultural do Instituto Nacional do Livro (INL) e Diretor da Organização Simões, Editora, ambos no Rio de Janeiro; diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos, em Aracaju; chefe da Assessoria Cultural da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Sergipe; secretário da Educação e Cultura de Aracaju; superintendente de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, Recife (1987-1989); diretor Cultural da Fundação Augusto Franco, Aracaju; assessor da Presidência da Confederação Nacional da Indústria; diretor do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Portugal); diretor do Instituto Tobias Barreto.

Com informações da CMA.

Texto reproduzido do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário