terça-feira, 8 de setembro de 2015

Instrutores da Fundat expõem artesanato no Festival do Caranguejo





Publicado originalmente no site da PMA, em 28/08/2015.

Instrutores da Fundat expõem artesanato na abertura do Festival do Caranguejo

Gastronomia, música e artesanato estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, 27, na Orla de Atalaia. O encontro simbólico aconteceu durante a abertura do Festival do Caranguejo, evento promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict). Enquanto a iguaria era saboreada pelo público e a quadrilha junina ditava o ritmo do tour gastronômico, a tríade cultural foi complementada pelos artesãos que ministram cursos na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Nos estandes montados, os produtos expostos não significavam apenas a propaganda individual daqueles profissionais. Em cada peça confeccionada, estava o conhecimento que é repassado, periodicamente, aos alunos da Fundat em diversos cursos livres. Fossem com molduras pintadas, panos bordados, bolsas decoradas, pulseiras enfeitadas ou ornamentos reciclados, os instrutores puderam dar ainda mais visibilidade aos trabalhos que desenvolvem.

Em 2015, Marilda Santos ingressou na Fundat como professora do curso de Pintura em Tecido. Ela, que já atua nesta área desde os 13 anos de idade, ficou satisfeita por poder, pela primeira vez, atuar profissionalmente numa exposição. "Sempre tinha vontade de participar. Vale a pena, porque a gente mostra nossos produtos. Dessa vez, foi fantástico", garante Marilda.

O momento também foi propício para Nazaré Santana apresentar os adereços que ensina nas turmas de Bijouteria. "Eu costumo dizer assim: nem sempre o que vale é a venda. Às vezes, vale mais a divulgação", afirma Nazaré, que aprovou a ideia de agregar diferentes elementos culturais numa mesma ocasião. "Como se está mostrando coisas da terra, nada mais justo do que ter o artesanato. Para nós, qualquer convite é uma oportunidade", ressalta.

No mês de janeiro, Josefa Cristina foi uma das instrutoras da Fundat presentes na 16ª edição da Feira de Sergipe, realizada ali na Orla de Atalaia. "A exemplo da Feira, [o festival] é uma forma que a Prefeitura nos dá para divulgarmos nossos materiais", explica Josefa, que ministra cursos de Bolsas Finas desde 2013. "Um evento como esse só faz somar para nós, artesãos".

Primeira edição

O Festival do Caranguejo é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Semict, juntamente com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa reúne 36 estabelecimentos espalhados por Aracaju, com pratos exclusivos feitos do crustáceo mais popular da cidade. O Festival segue até o próximo dia 7 de setembro.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário