domingo, 20 de setembro de 2015

Clean Up Day reúne voluntários para limpeza de praia

Foto: Portal Infonet.

Infonet > Cidade > Noticias > 19/09/2015.

Clean Up Day reúne voluntários para limpeza de praia.
Limpeza ocorreu na praia da Atalaia.

Dezenas de pessoas se juntaram à Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) para a segunda edição do Clean Up Day, ou Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). A limpeza ocorreu na manhã deste sábado, 19, na Praia da Cinelândia (Atalaia) e no calçadão da Orla com apoio do grupo Patins Urbano. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância de se manter os rios e praias sem lixo, próprios para a fauna e flora se reproduzirem em equilíbrio.

A voluntária da FMA e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maira Araújo, conta que um dos objetivos da ação é mostrar à população o impacto do lixo jogado nas praias. “Muitos dos animais que encalham na praia porque tem lixo dentro deles. Mais um dado que temos que passar é que lixo tem que ser jogado no lixeiro para ser reaproveitado e reciclado”, explica.

Ainda de acordo com Maira, na última edição do Clean Up Day em Aracaju, foram recolhidos 266 kg de lixo em apenas 4 km de praia. “O que mais encontramos é copo descartável, embalagem de quentinha, bituca de cigarro, colher e outros diversos materiais de plástico”, revela.

O professor e ambientalista, Anderson Gois, reforça a importância da iniciativa, destacando que é importante buscar o equilíbrio entre homem e meio ambiente. “Esse trabalho de formiguinha, de conscientização e com ações pontuais fazem com que as pessoas tenham cada vez mais consciência. Por mais que a gente faça uma série de críticas às pessoas que ainda não defender o meio ambiente, estamos avançando muito no processo de preservação porque a visão de desenvolvimento sustentável trouxe essa onda do meio ambiente. As pessoas estão mais conscientes, o que é positivo. Agora é claro que estamos muito aquém de onde devemos chegar na questão da relação do homem com o meio ambiente”, opina.

A funcionária pública, Suzete Barros, conta que faz questão de participar do evento. “Esta é a segunda vez que participo. Acho importantíssimo para que possamos promover a sustentabilidade do planeta. Me sinto feliz em contribuir e dar exemplo. E fico ainda mais otimista quando vejo diversas crianças com seus pais aqui”, comenta.

Ação.

A FMA, que é parceira do evento, realizou as atividades em Aracaju e também Pirambu, onde houve a exibição do curta ‘Resíduos Sólidos’ no anfiteatro da reserva biológica (REBIO) de Santa Izabel, lanche coletivo e coleta de lixo na Lagoa da Titara. Através de FMA, Barra de Mamanguape (PB), Coqueiro (BA) e Piaçabuçu (AL) também receberam a ação.

Evento.

Com a missão engajar pessoas para mudar os comportamentos de levam o “lixo” para os rios e oceanos, cerca de 500 mil voluntários, em mais de 100 países, se mobilizam sempre aos terceiros sábados de setembro para coletar, catalogar e analisar os resíduos encontrados em praias, manguezais, costeiras, margens de rios, represas e trilhas. Assim, é possível colaborar mais com a ONU na construção de políticas públicas para redução de impacto de lixo nos litorais e em especial no oceano, o maior lixão ‘não visível’ do mundo.

Depois que os resíduos forem coletados da praia pelas mãos dos voluntários, serão tabulados em planilha oficiais do evento, compilados e gerado um relatório anual. Este relatório oferece subsídios para a formulação das principais políticas públicas globais sobre o tema.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário