terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festival de Artes Cênicas 2915


Fotos: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 31/08/2015.

Festival de Artes Cênicas agita teatros em Aracaju

Confira a programação completa do Festival de Artes

Públicos de todas as idades puderam aproveitar a programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015, no último final de semana que contou com apresentações de teatro adulto, teatro infantil e dança. Com mais de 30 espetáculos em sua programação, o evento segue até o dia 13 de setembro em diversos pontos da cidade.

Na sexta, 28 e no sábado, 29, o Teatro Atheneu foi palco do espetáculo “Três Flores”, da Cia. Quiprocó, que tem como inspiração as canções do compositor sergipano Rubens Lisboa. Vinda da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, o grupo foi um dos convidados de fora do Estado, para integrar a programação do Festival.

Para o compositor e cantor Rubens Lisboa é uma honra saber que a Companhia se baseou em suas canções para construção do espetáculo. Ele acredita que o Festival Sergipano de Artes Cênicas é de fundamental importância para a cultura sergipana. “É uma iniciativa louvável, uma oportunidade única para os artistas sergipanos e de outros estados, e principalmente para o público que pode apreciar espetáculos assim de forma gratuita”.

Também no sábado, 29, o público pôde assistir ao espetáculo “Boi de Barro Fragmentos”, apresentado no Teatro Lourival Batista. Reunindo diversos elementos de grupos folclóricos da cultura nordestina, o monólogo é dirigido e encenado pelo ator, César Leite, que elaborou a peça partir do Alto do Boi, de 1997, em que participou com o Grupo Nordestinado, do diretor Ricardo Biriba.

“No ano seguinte o grupo se desfez, mas eu queria dar continuidade a esta história, porque me apaixonar pelo projeto. Então montei o Boi de Barro Fragmentos, com a mesma proposta regional e que se mantém viva há mais de 15 anos”, contou o ator que também ressaltou o valor do Festival como um espaço de divulgação e valorização do teatro, circo e da dança.
Já no domingo foi à vez do tetro infantil e da dança animar o Festival. Durante a tarde, crianças e adultos lotaram o Teatro Tobias Barreto para a apresentação da peça “BR 00 - Saltimbancos na Estrada”, produzida pela Cia Uaau!.

Com a dupla de atores Kassem e Marcelo Paz, o espetáculo surpreendeu a platéia a partir de uma proposta diferenciada, em que o teatro e o cinema se misturam, com atuações em um cenário preto e branco, mudo e com legendas. “A peça conta a história de dois personagens mambembes que se conhecem na estrada e resolvem ganhar a vida juntos”, revelou Kassem.
À noite, o espetáculo “Devir” trouxe ao palco do Teatro Atheneu uma apresentação inspirada na intensidade das cores, sons e temas densos abordados nos filmes do cineasta Pedro Almodóvar. Criado em 2013 pelo Espaço Liso Cia. de Dança, “Devir” traz cenários móveis e utilização de recursos audiovisuais para transita entre diferentes pontos recorrentes em narrativas das obras do cineasta.

Festival de Artes Cênicas

O evento é uma realização do Instituto Banese juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). O Festival Sergipano de Artes Cênicas abriga também o V Festival Sergipano de Teatro e a IX Semana de Dança, contemplando diversos gostos e faixas etárias. Todas apresentações têm entrada franca.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mamulengo de Cheiroso.

 A Farsa dos Opostos - Imbuaça.

 Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 28/08/2015.

Festival de Artes Cênicas terá seis espetáculos convidados

Com o intuito de promover intercâmbio cultural, reconhecer o trabalho histórico de algumas companhias sergipanas e despertar o interesse dos jovens, seis espetáculos convidados integram a programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015. O evento é uma realização do Instituto Banese juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart).

Duas das mais importantes e antigas companhias de teatro de Sergipe, o Grupo Imbuaça e o Mamulengo de Cheiroso, foram convidados para o Festival em consideração a sua trajetória. “São dois grupos com mais de 35 anos de história, com diversas produções que tiveram importante contribuição para a cultura do Estado e que agora recebem o reconhecimento do Festival”, explicou o diretor de Fomento e Política Cultural da Secult, Lindolfo Amaral.

Fundado em 1977, o Imbuaça já passou por mais de 500 cidades dos 25 estados brasileiros e participou de alguns dos mais importantes festivais de teatro nacional. Também esteve em Portugal, Equador e México, se tornando referência como um dos grupos de teatro de rua mais antigos do Brasil.

Para o Festival de 2015, o Imbuaça apresenta “A Farsa dos Opostos”, com texto de Clotilde Tavares e direção de João Marcelino. O espetáculo está marcado para o dia 03 de setembro, às 16 horas, na Praça Fausto Cardoso. Já o Mamulengo de Cheiroso, traz a peça “O Filho da Figueira”, que será apresentada no dia 08 de setembro, às 16h, no Teatro Atheneu.

Desde sua criação em 1978, o Mamulengo participou de diversos festivais, mostras, encontros e seminários, tendo recebido prêmios dentro e fora do estado de Sergipe, a exemplo do Festival Ibérico, em Portugal. Dirigido e coordenado por Augusto Barreto, o grupo baseia seus projetos em intensas pesquisas através de montagens, oficinas e demais atividades.

Também de Sergipe, os espetáculos de dança “Águas” e “Enigmas” foram convidados para compor a programação do Festival este ano. Neste caso, a intenção é motivar a iniciação de jovens e adolescentes no mundo das artes cênicas, já que se trata de dois grupos que vêm desenvolvendo trabalhos nesta área.

Com produção do Grupo Um quê de Negritude, do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, “Águas” será apresentada no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro Tobias Barreto. No mesmo local, dia 2 de setembro, às 20h, será a vez do espetáculo “Enigmas”, produzido por adolescentes da Associação de Moradores do Conjunto Bugio.

Intercâmbio

Vinda de Minas Gerais, a Cia. Quiprocó apresenta a peça “Três Flores”, no dia 28 de agosto, às 21h, no Teatro Atheneu. O espetáculo é uma comédia romântica baseado na obra original do músico e compositor sergipano, Rubens Lisboa, com direção de Kleber Odilena, e produção de Nani Braga.

Outro convidado de fora do Estado é a Cia. de Teatro Vinho e Alma, de São Paulo, indicada para o Festival pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Sergipe (Sated/SE). O grupo apresenta o espetáculo “Passagem das Horas”, dirigido por Rejane Bar, que será apresentado em duas sessões, nos dias 11 e 12 de setembro, às 20h, no Teatro Lourival Batista.

“Em geral, os festivais convidam grupos de outros estados como uma forma de trazer ao público espetáculos de fora do circuito nacional, promovendo troca de experiências e interação com o artista local”, justificou Lindolfo Amaral. A programação do Festival segue em Aracaju até o dia 13 de setembro, nos teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos da cidade.

O Festival de Artes Cênicas abriga também o V Festival Sergipano de Teatro e a IX Semana de Dança, contemplando diversos gostos e faixas etárias. Todos os espetáculos têm entrada franca.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário