segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Artistas de SE expõe trabalhos em mostra na J. Inácio

 Abertura contou com performances.

Esta é a primeira vez que Tarcila Holanda tem uma
fotografia sua exposta em um evento.

Luciana revela detalhes do seu trabalho.

A fotojornalista Ivve Rodrigues conta que começou
 a desenvolver trabalhos autorais.
Créditos - Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 10/09/2015.

Artistas de SE expõe trabalhos em mostra na J. Inácio
Blogueira da Infonet, Luciana Aguilar, também expõe no evento

Registro do momento de montagem da mostra (Foto: facebook/FAVS)
Até o dia 30 de outubro, o público poderá apreciar obras de diversos artistas sergipanos que estão reunidas na I Mostra Coletiva do Fórum de Artes Visuais, na Galeria J. Inácio [dentro da Biblioteca Epifânio Dória]. A abertura da exposição ocorreu na noite desta quinta-feira, 10, com performances, música e homenagens aos artistas. Entre as artistas selecionadas para expor no evento, a jornalista e blogueira do Portal Infonet, Luciana Aguilar.

Feliz ao participar pela primeira vez de uma exposição, Luciana revela detalhes do seu trabalho. “Eu trabalho com fotografia artística, fotografias conceituais e autorais, onde procuro expressar sentimentos. Minha fotografia não é comercial. Ela tem um cunho surrealista, tem metáforas para transmitir essa mensagem que é puro sentimento”, explica.

Luciana revela detalhes do seu trabalho (Fotos: Portal Infonet)
A artista também elogia a proposta do evento que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Fórum de Artes Visuais de Sergipe (FAVS). “Me senti honrada de participar dessa proposta inovadora que trabalha com artes visuais. Interessante que não teve um tema específico, o que deixou os artistas confortáveis para fazer seu trabalho sem se preocupar com vertentes”, opina.

Para Ivve Rodrigues, que é fotojornalista e começou a desenvolver trabalhos autorais, o evento traz excelentes oportunidades na área de artes visuais. “Este é um momento incrível. A gente precisa disso para agregar e torno nosso trabalho visível ao público. É enriquecedor para o artista, para o público e para Sergipe”, comenta.

A jornalista Tarcila Holanda, que faz da fotografia um hobby, foi contemplada com a participação na exposição através de um pequeno ‘empurrão de um amigo’. “Um amigo viu a foto, achou legal e acabou enviando”, conta. “É uma foto que tirei sem pretensão. Eu queria registrar uma coisa bonita que vi na viagem que fiz a África. É uma foto de 2009 e vi a oportunidade de poder demonstrar a beleza do povo africano. Acho importante contribuir com esse espaço aberto aqueles que querem mostrar seus olhares independentemente de ser artista ou apenas gostar deste tipo de expressão”, destaca.

Secult

O secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, conta que a abertura da mostra marca um novo momento na história da Galeria J. Inácio. “A partir de hoje e até o fim do ano, ela será ocupada por três mostras, todas com coordenação do Fórum de Artes Visuais, que ocupará esse espaço expondo e comercializando os seus trabalhos com apoio cultural e financeiro da Secult”, detalha.

Em novembro, a Secult lançará um edital de ocupação da Galeria J. Inácio para 2016. “É o momento de fazer com que o artista tenha como sobreviver com sua arte, expondo seu trabalho. Queremos levar arte para o povo”, explica Elber Batalha.

Por Verlane Estácio.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário