sábado, 12 de setembro de 2015

Ginasta sergipana Victória Souza



Publicado originalmente no site Jornal do Dia Online, em 06/09/2015.

Promessa da ginástica.

Ela já nasceu com nome de campeã. Victória é o seu nome. Mas nem por isso a vida lhe poupa esforços. O trabalho diário é árduo, a rotina é vigorosa como a de toda atleta que sonha com o lugar mais alto no poduim. E após uma série de alongamentos, treinamentos e repetições, Victória chegou lá, mostrando que é uma garotinha determinada.

Tímida, de sorriso contido, se solta em vôos e voltas quando veste a malha cheia de brilhos e ouve tocar a música de sua série. Victória é uma criança livre, leve e lépida. As amigas de treinamento estão sempre a lhe dar forças. A professora se derrama em elogios.

Não é para menos, ela participou de uma seletiva muito difícil. Nada menos que 360 atletas, de oito estados nordestinos, competiram no Torneio Regional de Ginástica Rítmica, ocorrido em Aracaju na semana passada, onde seriam definidas as atletas que representariam o Nordeste na etapa nacional.

Brasília - Victória Souza tem 15 anos e vai representar o estado de Sergipe no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica que acontecerá em Brasília entre os dias 15 e 18 de outubro. No colégio estadual 24 de outubro, onde é aluna do 9º ano, a jovem atleta já começou a sentir o gostinho do sucesso.

"A Secretaria de Estado da Educação vai emprestar apoio aos atletas como Victória e outras promessas da rede pública que despontam nos estudos e no esporte", conta o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Essa semana, o secretário recebeu em seu Gabinete a treinadora da jovem promessa, professora Ângela Piedade, e a ex-treinadora da seleção brasileira, a sergipana Cristina Vital, que montou um clube de Ginasta, onde também acolhe Victória.

Disputando na categoria juvenil, Victória foi a campeã no aparelho Maças e a 4ª colocada na pontuação geral. Sua colega, Miriam Santos, também aluna da rede estadual, por pouco não se classificou. Ela ficou em 7º lugar geral, por ter cometido um pequeno escorregão.

Lágrimas - A professora da rede estadual, Ângela Piedade Araújo, é a treinadora de Victória e conta que foi às lágrimas com o resultado da pupila.

"Ela está comigo desde os sete anos de idade, quando ainda estava no pré-infantil. Já nessa época ela se destacava por ser muito elegante, flexível e exibia muita graça; aliamos a técnica a esses elementos e ela despontou".

O que deixa a professora emocionada é ver as alunas felizes, alcançando resultados, porque ela conta que a rotina das garotas é muito puxada, escola, deslocamento, treinamentos.

"Por conta das competições que se aproximam, a gente treina de segunda a sábado", diz a professora. Ela treina um grupo de sete alunas da rede estadual no Cotinguiba Esporte Clube, zona Sul da capital sergipana.

Miriam e Victória já chegaram a fazer aulas com a ginasta russa Kamilla Kayumova por duas semanas, onde puderam aprimorar a parte técnica. Juntas, as sete amigas da rede estadual de educação se preparam para as próximas competições: os Jogos da Primavera, o Torneio Nacional e o Campeonato Sergipano.

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário