quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cultura popular - nova exposição do Corredor Irmão

 Nova Exposição no Corredor Irmão.

 Joel Dantas e sua xilogravura.

 Esculturas compõe as peças da mostra.

 Banda de Pífano Esquenta Muié.

 Ilustrações de Adler Teixeira.

Casal de mineiros visitaram a exposição.

Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 21/08/2015.

Cultura popular é destaque em nova exposição do Corredor Irmão.

Pinturas, esculturas, xilogravuras, cordéis e fotografias compõem a exposição “Nos Caminhos das Raízes Populares – Homenagem a Maurelina”, lançada na manhã desta sexta-feira, 21, no Corredor Cultural Irmão. A abertura da amostra contou com a presença de artistas, autoridades e visitantes que além da prestigiar as obras, assistiram a apresentação da Banda de Pífanos Esquenta Muié, de Laranjeiras, e ao recital de cordel apresentado por Izabel Nascimento.

Com curadoria de Mário Brito, a coletiva de arte homenageia uma das mais importantes pesquisadoras do folclore de Sergipe, Maurelina, que faleceu no início deste ano. “Esta exposição tem a clarividência de demonstrar a importância que Maurelina teve e tem na história da cultura popular sergipana. Aqui reunimos muitos dos elementos que compõem essa cultura popular, através de diversas formas de arte”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Ao todo 14 artistas participaram da mostra que conta com nomes consagrados e novos, a exemplo de Adler Teixeira, que expõe em um espaço público pela primeira vez. “Apresentei meu trabalho aqui na Secult há algum tempo e acabei sendo convidado para participar desta exposição. É uma oportunidade única, estou muito feliz”, comentou Adler que trouxe três ilustrações em pastel e uma em aquarela, retratando criaturas mitológicas do folclore brasileiro.

Já o artista plástico, Joel Dantas, que produzindo obras voltadas para temática da cultura popular sergipana desde os anos 90, participa da mostra no Corredor Irmão com a xilogravura “Dança dos Fitos”, de 2005. “Assumi a pintura como profissão desde os meus 15 anos de idade, mas só em 1991 é que despertou em mim um sentimento para retratar elementos das minhas raízes culturais, começando pelo interior e depois pela Capital”, contou.

Vindos de Belo Horizonte para Aracaju a passeio pela primeira vez, a atriz e jornalista, Mitsi Coutinho Lages e o administrador aposentado, Hely Costa Lages, disseram estar encantados com a hospitalidade sergipana. “A receptividade do povo é fantástica, além de contarem com uma cultura vastíssima e muito importante dentro do folclore brasileiro. Está sendo maravilhoso poder conhecer mais sobre essa cultura através desta bela exposição”, afirmou a jornalista.

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a mostra faz parte da programação oficial do Agosto Para Todos e segue aberta ao público até o dia 17 de setembro. A Secult está funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 14 horas, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro Treze de Julho, Aracaju.

Maurelina

Pedagoga, atriz, agitadora cultural e pesquisadora de grupos folclóricos, Maria Aurelina dos Santos, mais conhecida como Maurelina, conviveu com várias figuras da diversidade popular sergipana. Entre eles, estão Mestres dos Reisados, Guerreiros, Bacamarteiros, Sambas de coco, Cavalhadas, São Gonçalo, Cacumbi, Taieiras, Cheganças, Ternos de Zabumba e Penitentes. Maurelina participou da fundação do Grupo Imbuaça, em 1977 e trabalhou na Fundação Estadual de Cultura (atual Secult), no período de 1988 a 2015.

Cineclube Siri

Durante a abertura, o secretário também realizou a doação de filmes documentários de acervo da Secult, para o Ciniclube Siri, de Nossa Senhora do Socorro. Os vídeos que serão exibidos gratuitamente para a população, todos os domingos, às 17 horas, no Cine Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O projeto faz parte da Rede CEUs de Cineclubes, que conta com a parceria do Ministério da Cultura e da Universidade Federal ABC Paulista.

Texto e imagem reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário