quinta-feira, 14 de setembro de 2017

11ª Primavera dos Museus é lançada em Sergipe






Fotos: Pritty Reis/Secult

Publicado originalmente no site da SECULT, em 13 de setembro de 2017.

11ª Primavera dos Museus é lançada em Sergipe

O evento acontece, a nível nacional, entre os dias 14 a 27 de setembro

“Museus e suas Memórias” é o tema abordado pela 11 ª Primavera dos Museus, lançada em Sergipe nesta quarta-feira, 13, no  Museu Palácio Olímpio Campos. A abertura, organizada pelo Sistema Estadual de Museus de Sergipe (SIEM-SE), compõem uma série de atividades que serão desenvolvidas individualmente nas unidades museais de todo o país.

“A intenção da Primavera dos Museus é promover interação com a sociedade civil, não só com a vivência dentro dos museus, mas com a participação dos museus em espaços e eventos externos. Este ano o foco da temática é a memória, então diversos museus de Sergipe, tanto públicos, quanto privados, desenvolvem suas ações voltadas para a sua tipologia”, explicou a coordenadora do SIEM, Martha Soraya.

Criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Primavera dos Museus é uma das iniciativas mais importantes para a divulgação, fomento e para repensar as atividades dos museus no brasil. Todos os anos, no mês de setembro o IBRAM convida os museus de todo o país a desenvolverem suas programações individuais, voltada para a temática escolhida.

A diretora de cultura de Boquim, Maria Caetana de Lima Mota, trouxe para o evento, uma mostra do Museu Prefeito Raymundo Fernandes da Fonseca. “Acho esta mobilização da Primavera dos Museus excelente, pois todos os anos são propostas temáticas que fazem com que as pessoas vejam os museus com um olhar diferente. Além disso, essa junção do Sistema Estadual, também nos faz perceber uma visibilidade maior dos museus de Sergipe”, argumentou.

A programação da Secretaria de Estado da Cultura começa no dia 14, com o Museu Afro Brasileiro de Sergipe, com a exposição “A Lenda dos Ybeji e o Caruru” que abordará sobre a Festa de origem africana, que acontece todos os anos no dia 27 do mês de setembro. A festa, que homenageia os orixás crianças, vem de uma história de devoção muito antiga, associada aos gêmeos São Cosme e São Damião, santos da Igreja Católica pelo sincretismo.

Também na programação, o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), receberá a exposição “Mês Doloroso: Do Cantar ao Vestir”. A mostra abordará sobre a devoção dos laranjeirenses à Senhora das Dores no mês de setembro. Na Casa de Cultura Joao Ribeiro, também em Laranjeiras, acontece a mostra “Memorias de João Ribeiro”, que abre no dia 20 às 9horas.

Já o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, realiza uma atividade no dia 24 de setembro, com uma Mesa Redonda sobre o “Crime da Mata”, ministrado pelo historiador, Thiago Fragata, e pelo jornalista e perito criminal, Luis Eduardo Dorea. A atividade, que acontece a partir das 14 horas, faz parte do projeto “Dentro da Memória”. Outros museus sergipanos também estarão desenvolvendo atividades dentro da Primavera dos Museus.

PROGRAMAÇÃO
Museu de Arte Sagra de Laranjeiras
“Mês Doloroso: do Cantar ao Vestir”
Abertura dia 14 /09 às 11H.

Museu Afro Brasileiro de Sergipe:
“A Lenda dos Ybeji E o Carurú”-
Abertura dia 14 /09 às 9H.

Casa de Cultura Joao Ribeiro
 “Memorias de João Ribeiro”
Abertura dia 20 às 9H.

Museu Histórico de Sergipe
“Dentro da Memória”
 Abertura dia 24/09 às 14h.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário