sábado, 30 de setembro de 2017

Homenagem ao cineasta Waldemar Lima

Livro “Waldemar Lima: uma câmera e uma ideia de luz”, 
de Marcos Cardoso, diretor de Comunicação e Mídias do TCE.

 Catálogo da exposição foi lançado no evento.

 Solenidade aconteceu no hall do TCE.

 Sérgio Borges recebe prêmio por “Boca Aberta”, 
na categoria Transparência.

 Luiz Michael recebe prêmio por “Politicamente Incorreto”,
 na categoria Corrupção.

 Glória Grazielle da Costa recebe prêmio por “Atenção”,
 na categoria Cidadania.

 João Augusto Gama assiste ao documentário
 em homenagem a Waldemar.

 Exposição traz fotos antigas de Aracaju.

 Irineu Fontes, assessor executivo da Secult.

 Clóvis Barbosa, presidente do TCE.

Luiz Eduardo Oliva falou sobre sua convivência com Waldemar
Fotos: Pritty Reis/Secult.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 29 de setembro de 2017

Secult participa de homenagem ao cineasta Waldemar Lima

Foram premiados os três roteiros vencedores do prêmio que leva o nome do cineasta sergipano, dentro do concurso “1 minuto cidadão”

Na manhã desta sexta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) e Fundação Aperipê, participou da homenagem ao cineasta sergipano Waldemar Lima, diretor fotográfico do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. O evento aconteceu no hall do Tribunal e contou com a participação de autoridades, artistas e membros da sociedade civil.

Na ocasião, foram premiados os três roteiros vencedores do prêmio que leva o nome do cineasta falecido em 2012, dentro do concurso “1 minuto cidadão”, que refere-se à criação de roteiros cinematográficos inéditos de curta metragem, atendendo ao gênero ficção. Os escolhidos foram: “Politicamente Incorreto”, de Luiz Michael, na categoria Corrupção; “Boca Aberta”, por Sérgio Borges, na categoria Transparência; e “Atenção”, escrito por Glória Grazielle da Costa, que foi o melhor roteiro na temática Cidadania. Além de terem os filmes realizados pela TV Aperipê, cada um receberá a quantia de R$ 5 mil.

O secretário da Cultura, João Augusto Gama, realizou a entrega do certificado a um dos premiados e destacou a relevância de Waldemar para a história de Sergipe. “Poder participar do resgate da obra desse grande nome sergipano, através dessa bela homenagem, me deixa muito feliz. Sua contribuição para nossa cultura é indiscutível”, destacou.

Ganhador na categoria “Corrupção”, o estudante de cinema e audiovisual, Luiz Michael, destacou a importância do fomento às produções no estado. “Iniciativas como esta motivam a cena audiovisual sergipana. O meu roteiro fala sobre a história de dois rapazes, onde um deles prega um discurso politicamente correto e acaba furando uma fila. A ideia essencial é demonstrar que ser cidadão não é apenas cobrar direitos, mas também cumprir deveres”, explicou.

O assessor executivo da Secult, Irineu Fontes, falou sobre o reconhecimento da obra de Waldemar Lima por meio da parceria entre a secretaria de Cultura e o TCE. “Ele é um nome de destaque no cinema brasileiro. Sergipano de Aracaju que fez grandes trabalhos, e através deste edital, tem seu nome trazido à evidência para a sociedade sergipana”, pontuou.

Emocionado, o presidente do TCE Clóvis Barbosa, chamou atenção para o fato do cineasta ser homenageado pela primeira vez em sua terra natal. “Homenagear Waldemar é homenagear a memória de Sergipe. Ele foi um fotógrafo de cinema que teve uma participação decisiva durante o período do Cinema Novo. Recebeu muitos prêmios e homenagens no Brasil e no exterior, marcando a história do cinema brasileiro, mas recebeu pouco reconhecimento no seu estado”, revelou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Antônio Amaral, a homenagem é uma grande oportunidade para os sergipanos conhecerem mais este ícone sergipano. “O trabalho que o TCE tem realizado em prol da memória cultural de Sergipe é muito significativo”, disse.

Homenagens a Waldemar Lima

As homenagens tiveram início com a apresentação de um documentário sobre a vida de Waldemar, com depoimentos dos seus familiares e amigos, realizado pelo jornalista Pascoal Maynard. O hall do TCE também recebeu a exposição “Centenário de Aracaju”, um resgate do acervo de fotos da capital sergipana, tiradas por Waldemar e, na montagem, acompanhadas pela poesia de Luiz Eduardo Oliva. A exposição reúne 18 fotografias que demonstram o preciosismo de Waldemar no trabalho com a luz e composição da imagem e também gerou um catálogo que foi lançado na ocasião, junto ao livro “Waldemar Lima: uma câmera e uma ideia de luz”, de Marcos Cardoso, diretor de Comunicação e Mídias do TCE.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário