quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Troféu Pipiri homenageia personalidades...

Arte: Danillo França.

Publicado originalmente no site da PMA, em 20/09/2017.

Troféu Pipiri homenageia personalidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira, dia 21, 21 pessoas que tiveram destaque na militância e no envolvimento em favor dos direitos das pessoas com deficiência serão homenageadas com o Troféu Pipiri "Gente que Faz a Diferença". A solenidade, que acontece a partir das 18h30 no auditório da Escola Presidente Vargas, encerrará as atividades da 9ª Semana da Acessibilidade, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social.

O evento faz alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, e tem como objetivo sensibilizar e debater a promoção da acessibilidade com os diversos setores da sociedade aracajuana. De acordo com o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assistência Social de Aracaju, Murillo Oliveira, é preciso mostrar que as pessoas com deficiência existem e merecem respeito. "Nós precisamos reconhecer quem é que trabalha e milita em favor da causa. Esta também é uma forma de incentivar a população  a dar mais atenção ao assunto e quebrar as barreiras do preconceito em relação ao que é diferente", ressaltou.

Sobre o Troféu

O Troféu é uma referência a Humberto Santos, o Pipiri, artista popular alagoano nascido em Penedo na década de 30 e radicado em Sergipe. Pipiri dedicou-se à poesia, sobretudo à sátira, chegando a ser chamado de "Boca do Inferno Sergipano", numa alusão ao poeta Gregório de Matos, já que ambos usavam da mesma linha literária para criticar os costumes da sociedade e da política da época.

O poeta se dedicou também à realização de shows em praças, teatros e educandários. Pipiri possuía deficiência intelectual, o que o levou a uma aposentadoria precoce. no decorrer da sua vida foi vítima de diversos tipos de preconceito e discriminação, fatores que acabaram levando-o ao alcoolismo.

Considerado como o "Maluco de Deus" pelas crianças e adolescentes, em seus últimos anos de sua vida Humberto Santos foi proibido de exercer sua profissão artística por conta da "sujeira" que fazia quando estava sob efeito do álcool. Em decadência por conta do vício e pela discriminação social, Pipiri morreu em consequência de um atropelamento na região central da cidade de Aracaju.

Serviço

O quê: Entrega do Troféu Pipiri
Onde: Auditório da Escola Presidente Vargas, Rua Neópolis, s/n, Siqueira Campos - Aracaju
Quando: 21 de setembro, às 18h30.

Sugestões para entrevistas:
Vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino;
Coordenador da Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Murillo Oliveira;
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Everton Vieira (conhecido como Romário).

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário