sábado, 9 de setembro de 2017

Orquestra Sanfônica de Aracaju se prepara para turnê internacional


Publicado originalmente no site do Correio de Sergipe, em 05/09/2017.

Orquestra Sanfônica de Aracaju se prepara para turnê internacional

No ano em que completou uma década de atividades, a Orquestra Sanfônica de Aracaju começa a se preparar para novos e audaciosos projetos. Ontem (4), alguns dos integrantes do grupo estiveram na secretaria de Estado da Cultura (Secult), acompanhados do produtor e o diretor da Plataforma Latino America 360, Bono da Costa, para conversar sobre o projeto.

O grupo foi recebido pelo superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, que passou informações sobre os editais de apoio a projetos culturais desenvolvidos pela instituição, em especial o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, que foi retomado no início de 2017.

“Este edital foi lançado exatamente para incentivar a divulgação e o omento dos grupos sergipanos, para além das fronteiras do estado. A Orquestra Sanfônica tem todos os requisitos para concorrer ao edital, não só por trazer a cultura de raiz, como por toda a sua trajetória”, afirmou.

Bono da Costa conta que desde que conheceu a Orquestra Sanfônica, em uma de suas vindas à Sergipe, ficou interessado em levar o projeto para outros lugares. “Inicialmente vou apresentar o material de divulgação da orquestra em quatro grandes feiras de música: a Música Mundo, em Belo Horizonte; a Bogota Market Music, em Bogotá; Monkey Week Sevilha, na Espanha; e Womex, na Polônia”, contou. O produtor já realizou parcerias de intercâmbio com outras duas bandas sergipanas, a Coutto Orquestras e a The Baggios, que rodou pelo México em 2015.

A turnê da Sanfônica está prevista para abril de 2018 passando por diversas cidades brasileiras, além de Portugal, Espanha, Alemanha, França, México e Colômbia. “Este convite foi maravilhoso, pois desde 2013 quando ficamos sem apoio nenhum, viemos lutando para manter a orquestra viva. Agora, Bono vem para abrir novos horizontes. Estamos acreditando muito nisso e iremos nos empenhar ao máximo para que esta turnê aconteça de forma produtiva”, afirmou o maestro e fundador do grupo, Evanilson Vieira.

Edital

O Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural consiste na concessão de recursos financeiros para o custeio das despesas com transporte de artistas, técnicos, pesquisadores, mestres e brincantes da cultura popular e estudiosos convidados a participar de eventos culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras. Seis projetos foram beneficiados pelo recurso em 2017, deslocando artistas para eventos a atividades em locais como Curitiba, Portugal e Canadá.

Fonte: Secult

Texto e imagem reproduzidos do site: ajn1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário