sábado, 2 de setembro de 2017

Exposição fotográfica “Muda Expressão”










Publicado originalmente no site da SECULT, em 1 de setembro de 2017

Secretário Gama participa de abertura da exposição fotográfica “Muda Expressão”

Na noite desta quinta-feira, 31, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, participou do lançamento da exposição fotográfica “Muda Expressão”, do professor e secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento. A exposição ocorre no Espaço Cultural Yázigi e prossegue até o dia 29 de setembro.

Amigos de longa data, Gama destacou a paixão de Jorge pela fotografia. “Ele é um grande intelectual, pesquisador, professor. A fotografia é mais uma faceta dele. Acho admirável o seu empenho neste trabalho que é, de fato, encantador”, destacou o secretário.

Fotógrafo diletante, o professor Jorge Carvalho iniciou sua pesquisa há seis anos. O resultado da pesquisa que se expõe ao público revela uma sequência onde cada quadro, cada plano, objetiva dialogar com o observador, revelando a maturidade de um cientista social, focado no seu tempo com uma bagagem histórica pertencente a poucos.

Também prestigiando o lançamento, o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, ressaltou a beleza da exposição do amigo. “Jorge é um multifacetado e esse gosto pela fotografia não é muito antigo, é algo recente. Ele tem um olhar muito especial e se arrisca na área com competência. O resultado está aí, com esta exposição que traz um trabalho muito bonito”, elogiou.

O formato da exposição foi estabelecido pela equipe da Então Pronto Produções. A identidade visual é do designer Marcelo Larrosa, sob a direção de arte de Anderson Camilo, expografia do arquiteto Zilton Cavalcanti e direção executiva de Dani Dutra. Jorge Carvalho se integra como parte de um coletivo para mostrar outra face, expondo imagens sobre questões que passam despercebidas no cotidiano.

Biografia

Filho de pais sergipanos, Jorge Carvalho do Nascimento é soteropolitano, mas reside em Aracaju desde criança. Casado e pai de duas filhas, é PhD em Educação pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em História e Filosofia da Educação, também pela PUC-SP. Foi diretor do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS); coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFS e professor do Departamento de História da UFS.

Como gestor público, atuou na secretaria Municipal da Educação de Aracaju (1997-2000); na secretaria de Estado de Turismo (2007-2008); na Segrase – Serviços Gráficos de Sergipe e atualmente está à frente da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

Inspirado por sua irmã Conceição Nascimento, professora e amante da fotografia, e pelo amigo Antônio Samarone, médico e fotógrafo diletante, influenciado por Lineu Lins e admirador de Valmir Almeida, Jorge Carvalho, tão logo pôde, dedicou seu tempo também à produção de imagens.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário