quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Parque dos Falcões, no município de Itabaiana


Publicado originalmente no Portal Infonet, em 04/09/2017.

Parque dos Falcões será inserido em roteiro turístico

O local ainda é explorado para o turismo de aventura

O Parque dos Falcões, localizado a 45 km de Aracaju, no município de Itabaiana, é um refúgio para aves de rapina. Localizado ao pé da Serra de Itabaiana, o local além de belo, contempla aves exóticas e que estão em extinção, com apresentações desses animais. O local ainda é explorado para o turismo de aventura, com várias trilhas recheadas por lagos e cachoeiras; além do turismo religioso, onde são realizados retiros; e até por turismo científico, onde pessoas fazem passeios no ensejo de encontrar OVIN’s.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, o lugar precisa ser mais divulgado. “Sem dúvidas, é um excelente passeio a ser incluído em diversos roteiros do Estado. O Governo tem investido para organizar o Estado para o Turismo, e já começamos com ações promocionais, sendo que o Parque dos Falcões também será apresentado nos locais onde divulgamos o destino Sergipe”, explicou o secretário Fábio Henrique, durante a visita técnica realizada na sexta (dia 1º). Já o secretário de Indústria Turismo de Itabaiana, Carlos Eloy Filho, enfatizou a importância do Parque está inserido no roteiro turístico: “esse é um projeto maravilhoso e que encanta os visitantes, além de promover renda para a comunidade, com a fomentação do turismo”.

Atualmente, o Parque dos Falcões é uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação de aves de rapina, sendo um dos poucos locais do país, com autorização do IBAMA, para a criação dessas aves em cativeiro. “Estamos com 209 aves, sendo 42 espécies de ave de rapina, que são reabilitadas para voltar ao ambiente natural, outras são reprodutoras, já algumas são usadas para o controle biológico e apresentações para turistas e apresentações em geral", detalhou Alexandre Correia, que é um dos fundadores.

O sonho de Alexandre e de seu sócio, Percílio Mendonça, extrapolou os limites do Brasil e hoje recebem pesquisadores de vários países, principalmente vindos da Europa. “Somos o maior centro de aves de rapina da América Latina e o primeiro do Mundo a conseguir reproduzir aves com deficiência”, explicou Percílio, o porquê do Parque dos Falcões ser referência para pesquisadores.

O espetáculo

Os gaviões treinados são utilizados por empresas de grande porte para fazer o controle biológico, expulsando aves indesejáveis, como na Petrobrás, para retirada de garças na região das plataformas, e na Infraero, para a expulsão de urubus em aeroportos. Esses animais também são utilizados como figurantes em gravações de filmes, de clipes musicais e na Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém/PE.

Mas o que mais encanta aos visitantes e turistas, sem dúvida, são as apresentações finais, quando o Percílio dá o comando e os gaviões fazem voos rasantes até parar em sua mão. Algumas dessas aves, como uma grande coruja e uma águia, são colocadas no ombro dos visitantes. E para finalizar e encantar os que chegam, o passeio é finalizado com o toque nos animais – é como uma hipnose em que os animais, normalmente os mais bravos, ficam paralisados e o visitante coloca eles no colo, brinca mexendo no bico. Um passeio muito encantador!

Fonte e foto: Secretaria de Estado do Turismo.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário