segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Caju grelhado: chef ganha concurso com símbolo sergipano

 Júnior Torres venceu o Enchefs e segue para o Ceará 

Prato de Luciano também contou com caju
Fotos: Divulgação.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/09/2017.

Caju grelhado: chef ganha concurso com símbolo sergipano

Júnior Torres disputou Enchefs e segue para o Ceará

Após uma acirrada disputa, o chef Júnior Torres foi o vencedor do concurso gastronômico Enchefs-SE com um prato que tem como ingrediente o caju. Além da fruta, que foi servida grelhada com redução de umbu-cajá e cachaça, a refeição contou com carré de cordeiro, molho de inhame cará e brotos de agrião.

Nessa última etapa, os concorrentes deveriam preparar uma proteína (aratu, charque ou cordeiro) se utilizando de pelo menos dois ingredientes da terra: inhame, cachaça ou umbu-cajá. Durante a competição, os participantes precisaram deixar o prato pronto em 90 minutos e o ambiente do Espaço Gourmet da Universidade Tirantes totalmente limpo. Os pratos foram provados às cegas pela chef Suellen Lima e convidados.

Com experiência de 16 anos em vários restaurante sergipanos, o mineiro Júnior Torres usou sua bagagem profissional para criar o prato na hora. Agora, o chef vencedor concorre a uma vaga no Prêmio Nacional Dólmã, que ocorrerá no Ceará.

Mais caju

Na categoria estudantil, o dono do melhor prato foi Luciano Moreira e o caju também esteve presente na elaboração. Nessa categoria, a comida foi banana-da-terra recheada com aratu, salteado na cachaça e molho redução de cachaça com umbu-cajá sob um biscoitinho de caju e gengibre e um crispy de couve.


Por Jéssica França.

*****************************************************

Finalistas do Enchefs disputam vaga para Prêmio Dólmã.

 Somente dois terão vaga no Prêmio Dólmã.

 Kátia e Sullen, destacaram importância 
do evento para culinária local.

Chefs convidados deram palestras e até aulão 
com preparo de pratos especiais
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/09/2017

Finalistas do Enchefs disputam vaga para Prêmio Dólmã

Cinco chegam à final e precisam usar ingredientes da terra

O Encontro de Chefs de Sergipe chegou à sua fase mais tensa e saborosa no final da manhã deste sábado, 16. É que de todos os gastrônomos participantes, somente cinco foram para a final – e apenas dois deles terão vaga no Prêmio Dólmã que ocorrerá no Ceará, em novembro deste ano. Desde a sexta-feira os concorrentes vão avançando fases e se superando para agradar o paladar da Chef Suellen Lima e convidados.

Restaram os chefs Dilson Cavalcanti Batista Santos; Giuseppe Santos Oliveira; Fernando Ferreira Fraga; Cármen Luiza Nascimento Cardoso Menezes; Edmarcio Torres Macedo Júnior. A prova final tem alguns itens como desafios. Os concorrentes devem preparar uma proteína (aratu, charque ou cordeiro) se utilizando de pelo menos dois ingredientes da terra: inhame, cachaça ou umbu-cajá.

A regra é preparar o prato em 90 minutos e deixar toda cozinha do Espaço Goumert, na Universidade Tiradentes, totalmente limpo. As refeições serão provadas às cegas por alguns chefes convidados e o resultado sai logo em seguida. Há a indicação de um concorrente dos Chefs e outro por votação.

Esta é a segunda edição do Enchefs em Sergipe e, segundo Suellen, é uma oportunidade mostrar a culinária local para os visitantes e até em outros estados. “A proposta é a sustentabilidade da gastronomia e turismo. Eles [concorrentes] têm que reunir técnica, sabor e profissionalismo, além de mostrar nossa identidade culinária. Por isso as regrinhas”, explicou a Chef.

Por Ícaro Novaes

Textos e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário