sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desfile cívico da Independência






Fotos: Marco Vieira.

Publicado originalmente no site da PMA, em 07/09/2017.

Eliane Aquino acompanha desfile cívico da Independência

A prefeita em exercício, Eliane Aquino, participou, na manhã desta quinta-feira, 7, do desfile cívico-militar que celebra os 194 anos da independência do Brasil. Organizado pelo Governo do Estado, o evento foi dividido em quatro partes. A primeira, o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e do Mercosul; o segundo, o desfile das corporações militares; o terceiro, o desfile das escolas estaduais e particulares; e o quarto, o desfile das entidades civis.

Em tom de patriotismo e colaboração com o evento, Eliane exaltou o orgulho em celebrar a data que é uma das mais simbólicas para a nação. "A sensação é de muito orgulho da cidade. Aracaju é uma cidade linda, Sergipe é um estado que ainda temos muito o que esperar. E hoje é uma data simbólica muito importante. Eu já estive nesse palanque em vários momentos, mas, agora, represento, literalmente, a nossa cidade com muito orgulho e satisfação. A sensação que tenho é de pertencimento de uma data que é totalmente simbólica para o nosso país", afirmou a prefeita em exercício.

Eliane Aquino também ressaltou a participação dos estudantes no evento. "É muito importante que os jovens, no caso os estudantes que desfilam, participem desse ato porque é uma espécie de momento voltado ao patriotismo que é tão necessário, afinal, todos nós somos responsáveis pela nossa nação", frisou.

No desfile, a Prefeitura de Aracaju esteve presente no apoio logístico, como na limpeza através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e também na organização do trânsito por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Este ano, o tema escolhido para o desfile foi "Educação: o nosso tempo é integral". Ao todo, participaram 17 escolas públicas e quatro particulares, além das corporações, entre elas, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) que levou parte do seu efetivo como força de segurança que age significativamente na capital.

Durante o desfile cívico, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, destacou a necessidade da integração entre o Governo do Estado e do Município. "Nós devemos trabalhar de maneira integrada em diversas ações, não somente a respeito da Educação, mas na Saúde, na Segurança. É extremamente importante essa integração. No quesito Educação a gente tem que ter a base principal e a temos a partir do Município, na creche, no ensino infantil, na pré-escola. Se temos um ensino fundamental de qualidade, podemos chegar ao nível médio de maneira mais preparada. Então, temos que estar sempre unidos, dar as mãos para fazer um trabalho integrado", ressaltou.

O secretário estadual da Educação, Jorge Carvalho, ao falar sobre o desfile cívico-militar, aproveitou e também salientou o trabalho de integração entre os dois governos. "É um desfile tradicional que celebra o dia da pátria, fundação do Estado Nacional Brasileiro. O tema deste ano é uma homenagem, um reconhecimento do Governo do Estado à sua principal política em educação que é a escola integral. O Governo do Estado e do Município vêm trabalhando juntos nas políticas públicas, nas políticas sociais, naquelas políticas que beneficiam a população de todo o Estado de Sergipe e, claro, da capital que detém o maior contingente populacional. O município tem um governo democrático e o Governo do Estado de Sergipe se orgulha muito dessa parceria. Eu, que sou um gestor da política pública do Estado, posso dizer que, em Educação, nossas políticas têm andado juntas e mantemos um regime de colaboração estreito, como recomenda, não só a Constituição Federal, a Estadual, a Lei Orgânica do Município, mas como recomenda, acima de tudo, os padrões republicanos de organização da sociedade", completou.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário