terça-feira, 19 de setembro de 2017

Alunos da APAE visitam: Biblioteca Epifânio Dória e Galeria J. Inácio





 




Publicado originalmente no site da SECULT, em 19 de setembro de 2017

Alunos da APAE visitam exposições na Biblioteca Epifânio Dória e na Galeria J. Inácio
 
O grupo foi recebido pelos artistas visuais Antônio da Cruz e Fábio Sampaio

Um grupo de mais de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – Aracaju), tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas a duas exposições de artes visuais nesta terça-feira, 19. O artista Antônio da Cruz acompanhou a turma pela sua exposição, “Matrizes, Geratrizes e Derivadas”, instalada na Galeria de Artes J. Inácio, enquanto Fabio Sampaio apresentou para os alunos a sua mostra “l BRAIMSTORMING l (ISONOMIA) > OPUS 4.5 – 平等” que ocupa o hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Demonstrando que a arte é uma linguagem universal acessível a todos, os artistas, falaram dos seus trabalhos e escutaram a opinião dos alunos, assim como responderam aos questionamentos que foram surgindo. “A visita da turma foi muito legal, pois cumpriu com minha proposta de ocupação do hall, já que eles interagiram com a exposição. Meu trabalho busca esta interação para além da contemplação. Eu falei o mínimo possível deixando que eles falarem mais para que a imaginação deles fluísse, e de fato, surgiram várias perspectiva que eu ainda não tinha pensado”, contou Fábio Sampaio.

Para mim foi emocionante essa visita pela receptividade e sinceridade deles, pois são pessoas que não tendem a dissimular. Eles logo falaram o que gostaram, o que não gostaram e o por quê. Isso é muito bom. Acho este tipo de atividade necessária porque ajuda na criatividade e a formação das pessoas. Algum deles até me falaram que também desenham, e vendo outros trabalhos eles ficam mais inspirados”, avaliou Antônio da Cruz.

A coordenadora pedagógica da APAE, Jaqueline Sousa, elogiou atividade e o preparo da equipe da BPED para receber os alunos. “Toda vez que tem uma nova exposição, os alunos da APAE vêm. Para eles aqui é um espaço de acolhimento, pois eles já confiam nas pessoas e se sentem bem. A inclusão, de fato, é quando um aluno que faz parte da educação especial, como eles, é incluído no mundo comum. O pessoal da Biblioteca Pública, tanto os funcionários, como os artistas, realmente estão preparados, e isso é visto pelo respeito dado aos alunos, pela forma de tratar e de dialogar com eles”, ressaltou.

O mesmo afirmou o aluno da APAE, Fagner, que disse ter gostado das exposições e do bate-papo com os artistas. “Eu achei muito bonita a exposição, os desenhos e as fotos. O que mais gosto aqui na Biblioteca são as obras de arte. Gosto bastante de fazer passeios, mesmo quando é para estudar, porque todo mundo aqui trata a gente bem”, reforçou.

As exposições segue aberta ao público. Grupos e escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1907 ou 3179 – 1969. A Biblioteca Pública Epifânio Dória está localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário