quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Morre Gerson Batista dos Santos, conhecido como "Tupã da Viola"

Tupã da Viola cantava na calçada para animar os transeuntes
Foto: Ana Cristina dos Santos, Arquivo Pessoal.

Foto extraída do YouTube.

Texto publicado originalmente no site G1SE., em 19/09/2017.

Compositor caipira, Tupã da Viola morre por complicações do tétano

Família diz que ele enfrentou demora no diagnóstico e tratamento.

Por G1 SE

O serralheiro e compositor Gerson Batista dos Santos, conhecido como Tupã da Viola, faleceu aos 70 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, decorrente de complicações do tétano. O corpo está sendo velado no Prevenir, na Av. Presidente Tancredo Neves, 3738, no Bairro Ponto Novo em Aracaju (SE). O enterro está marcado para às 10h desta terça-feira (19) no Cemitério Santa Isabel, no Bairro Santo Antônio, também na capital.

Tupã da Viola se considerava um músico dos itinerantes, pois se apresentava na calçada da serralheria dele, na Av. Hermes Fontes, em trecho por onde milhares de pessoas passavam todos os dias.

De acordo com a filha do artista, Ana Cristina Batista dos Santos, a demora no diagnóstico pode ter agravado o estado de saúde de Tupã. “Ele era diabético e, como já não estava vendo direito, acabou machucando o dedo quando estava cortando a unha do pé. Depois de um tempo ele começou a sentir muita dor nas costas, falta de ar, espasmos e a mandíbula travou. Ele chegou a ficar três dias sem beber água. Meu pai passou por sete médicos e somente o último deu o diagnóstico de tétano, demorou muito”, disse.

Cristina disse que o diagnóstico da doença foi na terça-feira (12), mas que não havia disponibilidade do soro antitetânico em nenhuma unidade de saúde pública ou particular do estado. Na semana passada, a TV Sergipe exibiu uma reportagem sobre o problema da falta constante desse medicamento.

Tratamento

“Não se preocuparam com o meu pai. Nós é que fomos atrás do tratamento para ele. Uma amiga de Maceió conseguiu trazer para nós um soro antitetânico na quarta-feira à tarde. Depois, o Sistema Único de Saúde (SUS) também providenciou o soro”, desabafou.

Tupã foi mantido em coma induzido após sofrer a primeira parada cardiorrespiratória na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Nestor Piva em Aracaju. Ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Lagarto na última sexta-feira, mas a situação dele se complicou: os rins começaram a falhar e ele sofreu outra parada cardiorrespiratória.

Texto reproduzido do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário