sábado, 2 de setembro de 2017

Netônio Machado é empossado membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas




Fotos: Janaína Santos/PMA.

Publicado originalmente no site da PMA, em 01/09/2017.

Netônio Machado é empossado membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas

O procurador-geral do município, Netônio Machado, foi empossado nesta sexta-feira, 1º, na Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ). O novo membro ocupará a cadeira 16 em sucessão ao acadêmico Vagner da Silva Ribeiro. A solenidade, que ocorreu no Museu da Gente Sergipana, reuniu autoridades, como o prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino, o vice-governador Belivaldo Chagas, além de juízes, secretários municipais, familiares e amigos do novo integrante da ASLJ.

“Sempre fui do Direito e amo esta área, é uma vocação. Me sinto profundamente estimulado em ser agora integrante da Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Me pesa uma responsabilidade, pois substituirei um luminar do Direito, que é Vagner da Silva Ribeiro, um iluminado da literatura que, além de escrever sobre o Direito, tem uma obra extraordinária sobre a mitologia grega. Me sinto duplamente gratificado, mas muito receoso desta responsabilidade. Tentarei concorrer para que as finalidades desta Academia sejam cumpridas com êxito”, afirmou Netônio à imprensa.

Em seu discurso, além de fazer uma homenagem ao seu antecessor na cadeira 16 da ASLJ, ele expôs sua visão de mundo, sobretudo sobre o momento atual do país. Para Netônio, “o Brasil é constituído, em sua maioria, por homens de bem, pais que se preocupam com o futuro dos seus filhos” e mesmo diante da crise atual, “há um idealismo em muitos, apesar de tudo”. “A única realidade é a que se encontra dentro de nós. Necessitamos desse renovar interior”, frisou ele, que ainda agradeceu a boa acolhida em Sergipe. Netônio é natural do município de Pão de Açúcar, onde também nasceu Edvaldo Nogueira.

Edvaldo: posse de Netônio engradece a nossa gestão

Para o prefeito, é motivo de orgulho ver o procurador-geral de Aracaju se tornar membro da Academia de Letras Jurídicas do Estado. “É uma felicidade muito grande para a cidade, para a nossa gestão. A posse de Netônio na Academia de Letras Jurídicas de Sergipe é uma demonstração da sua capacidade e competência. Ele não é apenas um advogado, mas um jurista, ex-desembargador, filósofo e um escritor de muito talento. Tem uma inteligência fulgurante, que coloca a serviço da Prefeitura de Aracaju, para, cada vez mais, servirmos melhor as pessoas”, afirmou.

Edvaldo também expressou sua satisfação pessoal na posse de Netônio. “Ele é um conterrâneo, que, assim como eu, veio para Aracaju ainda jovem, sendo muito bem recebido por esta cidade extraordinária e este povo fenomenal, que nos acolheu como filhos. Como ele bem disse em seu discurso, Aracaju é nossa Atenas, que não olha de onde você veio, não olha o que você faz, e te acolhe independentemente de qualquer coisa”, destacou.

Para a presidente da Academia, Adélia Pessoa, a chegada de Netônio irá contribuir para que a entidade cumpra o seu papel de disseminar a cultura jurídica e resgatar os talentos anteriores de Sergipe, conhecidos nacionalmente no campo do Direito. “Netônio chega para engrandecer a nossa academia”.

Trajetória

Netônio Bezerra Machado é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, advogado inscrito na OAB/SE, e teve sua trajetória marcada no magistério, tendo sido professor de Direito Constitucional na Escola Superior da Magistratura de Sergipe (ESMESE).

Além disso, ele foi presidente do Instituto Sergipano de Estudos da Constituição (ISEC), teve diversos artigos jurídicos publicados em revistas jurídicas nacionais e participou como colaborador da edição do Livro “Direito Constitucional – Os Desafios Contemporâneos”, da Editora Juruá.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário