sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Oficialização do tombamento de árvores no bairro Inácio Barbosa



 Bárbara Vitória de Souza, aluna da Emef Bebé Tiúba.

 Roberta Ribeiro Santos, professora.

 Thiago Carlindo, engenheiro ambiental.

 Maria Lindinalva Santa Bárbara, aposentada.

 César Viana, secretário da Sema.



Fotos: Marco Vieira.

Publicado originalmente no site da PMA, em 21/09/2017.

Prefeitura de Aracaju oficializa tombamento de árvores no bairro Inácio Barbosa

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio ambiente (Sema), proporcionou nesta quinta-feira, 21, uma tarde diferente aos aracajuanos em homenagem ao Dia da Árvore.  O ponto alto do evento foi a oficialização do tombamento do cajueiro localizado na praça Monteiro Lobato e da mangueira, situada na Praça dos Nacionalistas. As espécies arbóreas são símbolos do bairro Inácio Barbosa e receberão o título de Patrimônio Natural de Aracaju.

A mangueira, de acordo com moradores mais antigos da região, tem mais de 100 anos de idade. Já o cajueiro, mais de 70. Dona Maria Lindinalva Santa Bárbara fez questão de conferir o ato de tombamento. Ela reside no bairro há mais de 45 anos e ficou emocionada com a atitude. “Precisamos preservar essas árvores, pois elas nos proporcionam um ar puro e um ambiente agradável. Toda essa área tem um verde lindo. A arborização é um benefício para nós”, colocou a aposentada de 70 anos de idade.

Segundo o secretário da Sema, César Viana, a Prefeitura não hesitou em fazer o tombamento das árvores, já que elas têm uma importância histórica para o local e grande relevância ambiental . “Esse ato da administração do prefeito Edvaldo Nogueira demonstra a preocupação do gestor com o meio ambiente. Essa área foi escolhida para o tombamento por ser uma área bonita de preservação, apesar do desgaste que vem sofrendo", afirmou.

Para Viana, o tombamento é um exemplo da forte preocupação desta gestão com o meio ambiente, mas não é o único. "Temos demonstrado a importância de cuidar do meio ambiente e é por isso que a gente busca estimular as pessoas a contribuírem com o plano de Arborização, lançado nesta gestão. A meta é plantar 40 mil mudas até o fim da atual administração”, destacou.

Plantio de mudas

Com o intuito de tornar a cidade muito mais verde, foram plantadas pela comunidade 20 mudas, nesta tarde.  As espécies selecionadas pela equipe da Sema foram a castanheira do Maranhão e pitomba. Além de espécies nativas da Mata Atlântica, como o pau-brasil e os ipês roxos e amarelos que contribuirão com a paisagem.

O engenheiro ambiental Thiago Carlindo trouxe a filha Malu Vieira, de apenas três anos de idade, para participar do evento. Com a ajuda dele, a garota plantou uma das mudas e parecia gostar da atividade. Segundo o pai, a educação ambiental começou cedo. “Estou feliz por estar aqui com a minha família, de poder plantar uma muda, de mostrar a minha filha na prática aquilo que ensino em casa. A gente aborda muito esse assunto com ela, tem o cuidado de oferecer uma educação voltada pra sustentabilidade”, afirmou.

Ensinamento

Alunos de escolas públicas e particulares também participaram da programação. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, Bárbara Vitória de Souza, fez questão de ajudar a plantar uma muda.  Para ela, a tarde foi de aprendizado e diversão. “Eu adorei a tarde porque foi bem legal. Eu vi como se planta uma árvore e vi também que devemos cuidar dela. Elas precisam dar frutos. Por isso, o homem não pode desmatar”, disse a aluna do 5º ano.

De acordo com a professora da Emef, Roberta Ribeiro Santos, essa iniciativa é de grande valia para o futuro das crianças. Foi a oportunidade de mostrar na prática o que é passado em sala de aula. “Esses momentos são muito positivos, pois a gente além de trabalhar a temática da preservação ambiental em sala de aula, vivencia isso na prática. Eles começam a pensar mais no que a gente discute e buscam trabalhar o amor e o cuidado com a natureza. Estamos muito satisfeitos”, pontuou.

A programação contou ainda com apresentação do coral de servidores da Sema e de uma esquete teatral do grupo EArte, formado por membros do Setor de Educação Ambiental da Secretaria. O secretário da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Luiz Roberto Dantas, e o superintendente municipal de transporte e Transito, Aristóteles Fernandes da Silva, prestigiaram o evento.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário