segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Grupo ‘Os Tabaréus’ é a próxima atração do Quinta Instrumental


Publicado originalmente no site da PMA, em 11/09/2017.

Grupo ‘Os Tabaréus’ é a próxima atração do Quinta Instrumental

O amante da boa música tem um encontro marcado em mais uma edição do projeto Quinta Instrumental, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Nesta quinta-feira, 14, quem se apresenta é o grupo ‘Os Tabaréus’, composto por Alexandre Azevedo – violão, André Lima - trompete, Jeovane Lima – trombone, Odílio Saminês – pandeiro e Humberto Barreto – cavaquinho.

O grupo surgiu da identificação de seus membros com o chorinho, em suas diversas vertentes. A escolha do nome ‘Os Tabaréus’ se deu como proposta de mesclar o choro com a cultura nordestina. Trata-se de uma pequena homenagem do regional à cultura sergipana.

O projeto do quinteto teve sua estreia em abril de 2013. Desde então, o grupo vem atuando de modo significativo no cenário musical sergipano. Eles conquistaram dois prêmios no V Festival Aperipê de Música, na categoria Música Instrumental: 1º lugar (voto popular) e 2º lugar (júri técnico); participaram do XIV e do XV Sescanção, do Circuito SESC 2014, do XL e do XLI Encontro Cultural de Laranjeiras e da comemoração dos 30 anos do Programa ‘Domingo no Clube’, dividindo o palco com a atração nacional, a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. O quinteto apresentou temporada de shows no Café da Gente e realizou apresentações musicais regulares no projeto Movimento do Choro Sergipano.

Os Tabaréus foram capa da quinta edição da Revista do Choro, publicação de circulação nacional. O grupo também fez parte da fundação do coletivo Roda de Choro Sergipana, que, entre outras atividades, realizou rodas de Choro coletivas na Praça Fausto Cardoso (Centro de Aracaju) entre os anos de 2015 e 2016. Outro trabalho importante do grupo é o Choro Didático, que visa levar o estilo musical para escolas e instituições diversas, como ONG’s, hospitais, asilos, entre outros espaços.

O projeto

O projeto “Quinta Instrumental” inaugurado no início do mês de agosto, no qual leva artistas das diversas áreas instrumentais para se apresentarem no Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, todas as quintas-feiras, tem como objetivo fortalecer o estilo musical e oferecer à comunidade música de qualidade gratuitamente. O evento acontece sempre às 19h, no Centro Cultural, na praça General Valadão.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário